IEPS tem três artigos selecionados para Encontro Brasileiro de Econometria

A 43ª edição do evento, promovido pela Sociedade Brasileira de Econometria, ocorre de forma online de 7 a 10 de dezembro

Três pesquisadores do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde vão apresentar trabalhos acadêmicos no 43º Encontro Brasileiro de Econometria entre os dias 7 e 10 de dezembro. O evento, online, é promovido pela Sociedade Brasileira de Econometria.

Imagem: divulgação SBE.

Helena Arruda, bolsista de mestrado no IEPS, apresenta no dia 7, terça-feira, às 10h30. o artigo “Protests as Accountability Mechanism: Theory and Empirical Evidence of Brazil Mass Protests”, em Session 1B: Applied Micro 2. O artigo propõe um modelo de análise e uma teoria sobre os protestos de rua, em meio a uma série de casos recentes em que cidadãos têm usado manifestações em massa, em países democráticos, a fim de sinalizar preferências e mostrar insatisfação geral com o governo em exercício, como ocorreu no Brasil em 2013. Além disso, o estudo questiona quais seriam as condições para esses protestos se tornarem uma ferramenta eficiente para moldar comportamentos de políticos e eleitores. 

Matías Mrejen, pesquisador do IEPS em Economia da Saúde, apresenta no dia 8, quarta-feira, às 10h30, o artigo “Hiring Mental Health Professionals: Evidence from a Large-Scale Primary Care Policy in Brazil”, em Session 3A: Applied Micro 3. O trabalho acadêmico, elaborado em conjunto com o diretor de pesquisa do IEPS Rudi Rocha, foi o Estudo Institucional nº3 do IEPS. Nele, é feita uma avaliação do impacto dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), uma política que expandiu o leque do principal programa de atenção primária à saúde no Brasil, com a inclusão de serviços de saúde mental à população. 

Maíra Coube, bolsista de doutorado no IEPS, apresenta no dia 10, sexta-feira, às 10h30, . o artigo “The Effects of Contracting-Out under Pay for Performance: Evidence from the Brazilian OSS Model”, em Session 1B: Applied Micro 2. O artigo testa se a combinação de terceirização, por meio das “Organizações Sociais de Saúde”, com pagamento por desempenho aumenta a produtividade de hospitais e se isso ocorre às custas da qualidade do tratamento. 

Para o encontro deste ano, já estão confirmadas as participações dos professores Azeem Shaikh (University of Chicago), Patrick Kehoe (Stanford University), Stephen Morris (MIT) e Petra Todd (University of Pennsylvania) como Keynote speakers.

Fundada em 1979, a Sociedade Brasileira de Econometria (SBE) é uma entidade civil sem fins lucrativos e que reúne professores, pesquisadores, alunos de mestrado ou doutorado e outros profissionais interessados no estudo e na aplicação de métodos quantitativos em economia e finanças. A SBE se dedica ao desenvolvimento da ciência econômica no Brasil, e com os Encontros Brasileiros de Econometria realizados anualmente, a entidade visa ao desenvolvimento dos variados setores de pesquisa e aplicação da economia.

 

Para mais informações sobre inscrições e artigos selecionados, clique aqui