IEPS e Instituto Çarê vão desenvolver atenção à saúde da população negra em duas comunidades de São Paulo

Objetivo da parceria é estruturar os cuidados de crianças e adolescentes das favelas da Linha e do Nove, na região da Vila Leopoldina

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, o IEPS, e o Instituto Çarê (parceiro do Instituto Acaia) firmaram a criação da “Cátedra Çarê-IEPS”. O foco inicial é voltado para estudos raciais e a promoção da saúde da população negra em duas comunidades da Vila Leopoldina, zona oeste de São Paulo.

O objetivo do IEPS é mapear, estruturar e fazer um acompanhamento contínuo de exames e outros dados de saúde de cerca de 300 crianças e adolescentes atendidos, nas favelas da Linha e do Nove, integrantes do projeto “ateliescola acaia”. A proposta dos Institutos Acaia e Çarê é promover a educação integral associada à saúde e à cultura, oferecendo acompanhamento profissional em saúde bucal, mental e nutricional. Além da escola,outros dois espaços nas comunidades, chamados “Barracos-escola”, que oferecem atividades de lazer e cuidados básicos de saúde nos contraturnos escolares.  

O pesquisador de Economia da Saúde do IEPS Rony Coelho visitou o projeto, que, na favela do Nove, existe há 12 anos:

“As crianças se sentem bastante acolhidas no espaço, porque a região no entorno é deteriorada, com muitos moradores de rua e poucas oportunidades de lazer”, diz Rony.

Crianças e adolescentes em atividades culturais e de lazer em projeto do Instituto Acaia/Çarê na Vila Leopoldina (SP). Fotos: Rony Coelho

 

Durante a fase mais aguda da pandemia de COVID-19, o ateliescola buscou, por meio da criação de uma rádio comunitária, transmitir informações de prevenção à doença e ajudou a população local com a distribuição de materiais escolares e de higiene pessoal para as famílias. Rony acredita que a iniciativa pode ser um modelo:

“No médio prazo, é possível que esse projeto estimule a formulação de políticas públicas de saúde que possam ser replicadas em diferentes espaços”.

Além da parceria com o Instituto Çarê, o IEPS, por meio do seu Laboratório de Políticas Públicas (LPS), possui uma frente de atuação para implementar a Política Nacional da Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) em 1 município brasileiro.

O Instituto Çarê é uma organização que identifica, promove e divulga produções culturais brasileiras, atuando por meio de ações educativas e sociais.