TechSUS
Fonte: Unsplash
Fonte: Unsplash

Avanços tecnológicos são importantes para garantir a continuidade e a expansão do acesso à saúde pela população brasileira. Para que esses avanços estejam sempre em sintonia com a realidade socioeconômica do país, é importante que as discussões em torno do tema levem em consideração aspectos éticos, sociais e as especificidades e complexidades do Sistema de Saúde.

A pandemia de COVID-19 lançou luz sobre a necessidade de se pensar novas formas de acesso aos serviços de saúde para a população. Uma face desse problema passa por garantir a continuidade do acolhimento e do cuidado à distância. Por isso, este projeto de incidência se iniciará entendendo quais as possibilidades de incidência na pauta de tecnologia e saúde para, então, avançar neste tema no Legislativo e/ou no Executivo Federal.

O Programa TechSUS visa a contribuir para a inserção de tecnologias a serviço do Sistema Único de Saúde com o objetivo de aumentar a eficácia da Atenção Básica fazendo com que os brasileiros vivam mais e melhor.

O Programa é composto de duas frentes:

Transformação dos sistemas de informações e tecnologias chave

Visa ao fomento da construção de aplicações de uso simplificado (plug and play) que permitam aos municípios mapear no nível do indivíduo as principais interações dos usuários com o sistema de saúde. 

Iniciativas

1. Experimentação e tecnologia: pilotos de novas tecnologias junto a estados e município;

2. Cátedra de pesquisa: estudo da introdução de novas tecnologias no SUS a nível nacional e local.

Mudanças nas regras do jogo

Propõe a colaboração com o governo para a adoção de tecnologias custo efetivas e reorganizar o processo regulatório de incorporação de tecnologias no Brasil. 

Iniciativas

1. Diagnóstico e discussão: análise de casos de sucesso e compreensão dos desafios de implementação de sistemas de informações e telemedicina no Brasil, fomentando o debate a nível nacional a partir da consulta a especialistas.
2. Regulamentação de novas tecnologias: incidência política com foco no uso de tecnologias modernas e custo efetivas na saúde.