A “Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil” é uma realização do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e da Umane, lançada em julho de 2022, com o objetivo de contribuir com o debate público e subsidiar gestões federais, estaduais e municipais, a partir de diagnósticos e propostas concretas para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). A Agenda destina-se também a parlamentares, pesquisadores(as), organizações da sociedade civil, à imprensa e a toda a sociedade.
Quatro diagnósticos e um documento de propostas compõem a coletânea “Mais SUS em Evidências”, a partir de uma ampla revisão de literatura, análises de dados e entrevistas com objetivo de identificar e caracterizar os principais desafios enfrentados pelo sistema de saúde brasileiro. Foram 72 especialistas e mais de 500 bancos de dados analisados para que IEPS e Umane chegassem a conclusões e caminhos possíveis para fortalecer a Saúde Pública. As propostas possuem viabilidade técnica e política para serem concretizadas em programas, ações e políticas do SUS.
Os temas dos diagnósticos são: Gestão e Financiamento do Sistema de Saúde no Brasil; Recursos Humanos, Infraestrutura e Tecnologia no SUS; Saúde Mental; e Condições de Vida e Saúde. Além disso, o projeto também realiza de forma periódica a publicação de Estudos Institucionais e Boletins com atualização de dados, além de debates sobre os principais temas da Saúde Pública no Brasil.
Acesse: www.agendamaissus.org.br