Equipe IEPS

Retrato de Miguel Lago

Miguel Lago

Diretor-Executivo

Cientista político formado em Sciences Po Paris, é mestre em administração pública pela mesma instituição. Fundou e presidiu a rede de mobilização Meu Rio e o Nossas, laboratório referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York e da École d’Affaires Publiques de Sciences Po Paris.

Retrato de Rudi Rocha

Rudi Rocha

Diretor de Pesquisa

Possui graduação e mestrado em Economia (UFRJ) e doutorado em Economia (PUC-Rio). É professor associado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), bolsista de produtividade do CNPq, e vencedor de prêmios e grants internacionais, como o Newton Advanced Fellowship (Academia Britânica) e o Grand Challenges Explorations (Fundação Bill & Melinda Gates). É professor adjunto licenciado do IE-UFRJ (2012/2017-), foi pesquisador associado ao ESRC Research Centre on Micro-Social Change (2015-2019), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (2014-2015) e coordenador brasileiro da LACEA/IADB/World Bank/UNDP Research Network on Inequality and Poverty (2004-2008).

Retrato de Arthur Aguillar

Arthur Aguillar

Diretor de Políticas Públicas

Economista formado pela PUC-Rio, e mestre em desenvolvimento internacional pela Harvard University. Foi coordenador de Projetos e Avaliação da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação, onde foi responsável por apoiar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, e desenvolver programas de capacitação voltados para os governos municipais e estaduais da região. Coordenou projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação no Brasil, Índia e Moçambique, colaborando com o JPAL, a London School of Economics e o ASER/Pratham. Dedica-se à fronteira entre a gestão pública e a pesquisa aplicada.

Maria Cristina Franceschini

Maria Cristina Franceschini

Gerente de Gestão

Graduada em Antropologia (University of Maryland), mestre em Saúde Internacional (Johns Hopkins University) e doutora em Ciências da Saúde (USP). Foi Secretária Executiva e pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) (2015-2021) e consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (EUA e Equador) (2003-2013). Trabalhou também na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e dos Adolescentes (2014-2015). Sempre atuou na coordenação e gestão de projetos nas áreas de saúde pública e promoção da saúde.

Thaisa Marques

Thaisa Marques

Analista Administrativo

Graduada em Ciências Contábeis, atua desde 2015 no campo das organizações sem fins lucrativos (até recentemente no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase) nas áreas financeira, administrativa, trabalhista e contábil, com ênfase na Gestão de Projetos e Tesouraria.

Retrato de Helena Ciorra

Helena Ciorra

Analista Administrativo

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com ênfase em línguas orientais. Premiada duas vezes no Concurso de Ensaios de Literatura Coreana do Literature Translation Institute (LTI-Korea). Trabalha há mais de 10 anos com revisão e tradução de textos, e desde 2016 atua como assistente na área de pesquisas acadêmicas.

Maya Neves

Mayra Neves

Assistente Administrativo

Formada em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Contabilidade Estratégica e planejamento tributário em andamento. Atua nas áreas fiscal e contábil há mais de 7 anos em escritórios de contabilidade. Interesse nas áreas administrativa e financeira nas organizações do terceiro setor. Voluntária no evento beneficente Vidiga na Social na Comunidade do Vidigal.

mattheus_reis

Mattheus Reis

Assistente de Comunicação

Graduado em Jornalismo e Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), já trabalhou nas redações das rádios “Globo”, “CBN” e do jornal “O Estado de São Paulo” como repórter, produtor e editor multimídia.

Retrato de Beatriz Rache

Beatriz Rache

Pesquisadora, Economia da Saúde

Formada em Economia pela PUC-Rio, e mestre em Economia pela Universidade de Columbia em Nova York. Foi Research Associate no JPMorgan Chase Institute, um think tank em Washington DC, Economista Júnior na Gávea Investimentos, no Rio de Janeiro, e Assistente de Pesquisa no Climate Policy Initiative e na PUC-Rio. Trabalhou com temas de pesquisa variados, de educação superior a pequenos negócios, sempre usando a análise de dados e econometria para auxílio à tomada de decisões. Um de seus principais interesses é estudar a desigualdade de oportunidades no Brasil do ponto de vista das políticas públicas, de forma a ajudar a amenizá-la.

Matías Mrejen

Matías Mrejen

Pesquisador, Economia da Saúde

Cientista político pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina), mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador visitante na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e na Universidade de Graz (Áustria). Realiza pesquisa com foco em políticas de atenção básica à saúde e fatores determinantes da saúde mental.

Maria Letícia Machado

Maria Letícia Machado

Pesquisadora, Políticas Públicas

Cientista política formada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduanda em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi reconhecida pela Harvard Business Review e a Consultoria Eureca como uma Valuable Young Leader em 2019. Atuou no Planejamento e Gestão da Rede Municipal de Educação de Caruaru na função de Secretária Executiva, onde participou do desenho e implementação de projetos como o Aluno Presente e a Central de Atendimento de Vagas. Fez parte do quadro da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação (EIPP/Fundaj), tendo apoiado o desenvolvimento de programas de capacitação voltados para os governos municipais e estaduais do Nordeste. Tem como principal motivação profissional a crença no poder das conexões e da iniciativa pública para a geração de impacto social.

Jéssica Remédios

Jéssica Remédios

Pesquisadora, Políticas Públicas

Bacharel em Educação Física (UFRJ), especialista em Saúde da Família e Gestão da Saúde Pública (UFF), especialização em curso em Data Science e Informática para saúde (Albert Einstein) e mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). No âmbito das políticas públicas de saúde, tem experiência em programas e ações em promoção da saúde, gestão na atenção básica, saúde da família, políticas e ações intersetoriais, análise e construção de indicadores e monitoramento de contratos de gestão. Tem especial interesse na área de análise de dados, monitoramento de indicadores, avaliação de programas e ações de saúde. Selecionada no edital 2019 do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma iniciativa do Fundo Baobá e parceiros, que vem ampliando o olhar sobre as questões de diversidade racial e políticas afirmativas.

Fernanda Leal

Fernanda Leal

Pesquisadora, Políticas Públicas

Graduada e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em andamento em Política e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi cofundadora e diretora da primeira empresa júnior de consultoria política do Norte/Nordeste, a Virtù Consultoria Política. Foi Secretária Municipal das Juventudes da cidade de Surubim-PE, atuando em projetos educacionais, culturais e de promoção de saúde e lazer. Colaborou no desenvolvimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Agatha Eleone

Agatha Eleone

Pesquisadora, Políticas Públicas

Graduada em Nutrição pela UNIRIO, possui Residência em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), Residência em Gestão da Atenção Primária (ENSP-Fiocruz) e MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde (UNESA). Tem experiência nas áreas de Gestão da Atenção Primária, Saúde da Família, construção e análise de indicadores; monitoramento de ações e programas de saúde e acompanhamento de contratos de gestão. Atuou na gestão municipal do Rio de Janeiro no apoio às ações de combate à covid-19 e nas áreas de Informação, Controle, Avaliação e Vigilância em Saúde. Em âmbito federal, colaborou com a Estratégia e-SUB AB e no 3º ciclo do PMAQ-AB. Entusiasta nas áreas de planejamento, análise de dados, apoio institucional e políticas públicas.

dayana_rosa

Dayana Rosa

Pesquisadora, Políticas Públicas

Administradora pública formada pela UFF, mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Foi coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e consultora do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes. Também tem experiência nos Poderes Executivo e Judiciário, onde trabalhou com temas relacionados à vulnerabilidades, violência contra mulheres e desencarceramento. Possui especial interesse nos temas de saúde mental e política de drogas.

sara_tavares

Sara Tavares

Pesquisadora, Políticas Públicas

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), tem experiência com monitoramento de políticas públicas, representação institucional e incidência política nos poderes Executivo e Legislativo em nível federal. Durante sua graduação, foi presidente organizacional da primeira empresa júnior de consultoria política do Brasil, a Strategos Consultoria Política Jr. Tem experiência de atuação com temas relacionados à saúde pública e privada. Foi Analista de Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional das Seguradoras e membro-representante no Fórum Legislativo das Confederações Nacionais do Brasil.

manuel_faria

Manuel Faria

Assistente, Políticas Públicas

Formado em Economia pela PUC-Rio. Trabalhou como assessor na Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, onde foi responsável por apoiar projetos de reestruturação da gestão do sistema de mobilidade municipal. Foi assistente de pesquisa em projeto de mestrado da Harvard University. É, também, vice-presidente da Iniciativa Rio Mais, uma ONG com a missão de aproximar a academia e setor público no Rio de Janeiro, e ganhou experiência profissional em consultoria privada em infraestrutura e política públicas.

beatriz_almeida

Beatriz Almeida

Assistente, Políticas Públicas

Graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (UFF-IEAR). Foi diretora de Diversidade e Movimentos Sociais da Federação Nacional dos Estudantes do Campo de Públicas (FENECAP). Atua profissionalmente há três anos na área da saúde e realiza pesquisas com foco em economia da saúde e saúde pública no Brasil.

Rebeca Freitas

Rebeca Freitas

Especialista de Relações Governamentais

Graduada em Direito pela UFRJ e em Ciências Sociais pela FGV-RJ e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Foi Chefe de Gabinete da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan/DF). Possui experiência como consultora política, como consultora de pesquisa social aplicada e três anos e meio de experiência profissional no setor público. Teve atuação nas áreas de planejamento governamental, articulação e representação institucional e de monitoramento de projetos de saúde pública, tendo participado da construção e do monitoramento da carteira de projetos prioritários da Secretaria da Saúde do Ceará e do redesenho de processos estratégicos do SUS.

Maíra Coube Salmen

Maíra Coube Salmen

Bolsista de Doutorado

Formada em Administração de Empresas pela FEA/USP, e mestre em Saúde Global pela London School of Economics and Political Science (LSE). Doutoranda em Administração Pública e Governo pela EAESP/FGV. Sua pesquisa concentra-se em economia da saúde e política pública, além de interesse em temas como eficiência na saúde, modelos de financiamento e intersecção público e privada.

Helena Arruda

Helena Arruda

Bolsista de Mestrado

Formada em Economia pela PUC-Rio com domínio adicional em Métodos Matemáticos para Economia. Mestranda em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV na linha de Política e Economia do Setor Público. Foi Assistente de Pesquisa no Climate Policy Initiative e na PUC-Rio. Além da área de saúde, possui interesse em temáticas de gênero e economia política.

victor-nobre

Victor Nobre

Estagiário

Graduando em Economia na UFRJ. Atuou como estagiário na Dinamus Consultoria. Além disso, foi bolsista PIBIC-UFRJ e membro na pasta acadêmica da Minerva Consultoria. Além de interesse por economia da saúde, tem interesse por análise de dados, políticas públicas e economia do crime.

m-vitoria-cruz

Maria Vitória

Estagiária

Graduanda em Economia na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atua como assistente de tradução junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e é assistente de pesquisa no IEPS. Além do interesse em pesquisa de políticas públicas de saúde, possui curiosidade em economia política e segurança alimentar pública.