O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane e a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), realiza, no dia 17 de outubro, às 13h, o lançamento virtual do Estudo Institucional n. 11 – Os desafios da regionalização do SUS de acordo com a visão de atores estratégicos na 14ª edição do Diálogos IEPS. A pesquisa discute os desafios e soluções para garantir uma regionalização mais eficiente no Sistema Único de Saúde (SUS), a partir da análise de entrevistas realizadas com gestores e ex-gestores de saúde, públicos e privados, acadêmicos, políticos e especialistas. O evento será transmitido ao vivo no canal do IEPS no Youtube.
A regionalização da saúde é um princípio organizativo do Sistema Único de Saúde (SUS) para estruturar de maneira hierarquizada, a oferta de recursos e serviços de acordo com características demográficas, epidemiológicas e socioeconômicas de cada região. Mesmo sendo uma diretriz estabelecida pela Constituição Federal de 1988, as normas e a execução efetiva da regionalização ainda não obtiveram os resultados esperados.
Entre os consensos e dissensos apresentados no Estudo Institucional n. 11 há um quadro de insatisfação com as atuais normas que regulam a regionalização do SUS e seus resultados. Fragmentação, baixo protagonismo das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), falta de qualificação técnica e fragilidade dos mecanismos de governança e pactuação regional são algumas das análises relacionadas à baixa efetividade da atual dinâmica da regionalização.
A pesquisa também identifica as percepções dos especialistas sobre propostas inovadoras para a regionalização, como a criação de uma Secretaria Executiva na Comissão Intergestores Regional (CIR), de um Fundo Regional de Saúde e de um Programa Nacional de Investimentos.
Além do Estudo Institucional n. 11, o IEPS lança na 14ª edição do Diálogos IEPS a plataforma FluxSUS, que permite uma análise da movimentação de pacientes do SUS entre os serviços hospitalares de forma interativa e acessível. O projeto faz parte da Galeria de Projetos do IEPS Data, a ferramenta de análise de dados de saúde dos municípios brasileiros.
Participam do debate Ana Luiza D´Avila Viana, coordenadora da plataforma Região e Redes; Mariana Carrera, pesquisadora da FGVsaúde; Frederica Padilha, bolsista de pós-doutorado do IEPS; Renato Tasca, consultor sênior do IEPS; e Renilson Rehem, consultor em regionalização da OPAS. Ricardo Gandour, jornalista e consultor de comunicação do IEPS faz a mediação do debate.
Professora aposentada da USP e Coordenadora da Plataforma Região e Redes
Bolsista de Pós-Doutorado do IEPS
Pesquisadora da FGVsaúde
Pesquisador da FGVsaúde e consultor do IEPS
Consultor em Regionalização da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)
Jornalista e Consultor de Comunicação do IEPS