O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para a saúde no Brasil.

Defendemos a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. Defendemos também que o acesso à saúde respeite o princípio da equidade, tendo o Estado Brasileiro um papel relevante, de natureza distributiva, neste processo.

Acreditamos que a melhor maneira de alcançar o nosso propósito é por meio de políticas públicas baseadas em evidências, desenhadas, implementadas e monitoradas de maneira transparente – sempre buscando o apoio da sociedade.

clique para rolar a tela

Governança e Pessoas

O IEPS é uma iniciativa do economista Arminio Fraga Neto, nosso Associado Fundador, e conta com um Conselho Consultivo multidisciplinar, não remunerado, cujos membros desenvolvem trabalhos em distintos âmbitos do setor, e mais recentemente também com um Conselho Deliberativo. Trata-se da instância que aprova o planejamento anual, fiscaliza a atuação da diretoria e, em última instância, demite a diretoria.

Arminio Fraga

Arminio Fraga é sócio fundador da Gávea Investimentos (2003) e associado fundador do IEPS. Ocupou diversas outras posições ao longo de sua carreira: Presidente do Banco Central do Brasil (1999-2002), Presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa, Diretor da Soros Fund Management (Nova York), Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Vice-Presidente da Salomon Brothers (Nova York) e Economista-Chefe e Gerente de Operações do Banco Garantia. Foi professor do curso de mestrado da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da School of International Affairs da Universidade de Columbia e da Wharton School. Arminio é membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de membro de conselhos de outras entidades filantrópicas. Foi trustee da Universidade de Princeton. Tem publicado largamente nas áreas de finanças internacionais, macroeconomia e de política monetária. Recebeu seu Ph.D em Economia pela Universidade de Princeton (1985), bem como seu B.A. e M.A. em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Rodrigo Fiães

Rodrigo Fiães é economista formado pela PUC-Rio, com mestrado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi sócio da Gávea Investimentos (2004-15) e trabalhou em diversas instituições, privadas e públicas, nas áreas de finanças, pesquisas econômicas e políticas públicas. A partir de 2014, tem se dedicado ao 3º setor. Em particular, participou da concepção, montagem e início de operações de duas associações civis sem fins lucrativos (Instituto Serrapilheira, IEPS) e é vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Lucyna Fraga

Drauzio Varella

Médico cancerologista formado pela USP e foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS). Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Em 1986, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à aids. Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Guilherme Frering

Co-fundador do Instituto Desiderata e Presidente do Conselho de Administração da Companhia do Vale do Araguaia. Foi CEO da CAEMI Mineração e Metalurgia e presidiu os Conselhos de Administração da Jari Celulose e da Cimento Mauá. Serviu em vários conselhos no Brasil e no exterior, dentre eles nos Conselhos de Administração do Grupo LAFARGE (França), da BNDESPar, da Alcoa Alumínio e da White Martins. Foi membro do World Business Council for Sustainable Development (BCSD/WBCSD) e do Conselho do FUNBIO. É graduado em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

João Biehl

Professor Susan Dod Brown de Antropologia e Docente Associado na School of Public and International Affairs da Universidade de Princeton, onde também é Diretor do Brazil LAB no Princeton Institute for International and Regional Studies (PIIRS). É autor de “Vita: Life in a Zone of Social Abandonment” e “Will to Live: AIDS Therapies and the Politics of Survival”. Em sua atual pesquisa etnográfica, Biehl explora a judicialização da saúde e a emergência da categoria paciente-cidadão-consumidor no Brasil.

Ligia Bahia

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980), mestrado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1990) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1999). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Políticas de Saúde e Planejamento, principalmente nos seguintes temas: sistemas de proteção social e saúde, relações entre o público privado no sistema de saúde brasileiro, mercado de planos e seguros de saúde, financiamento público e privado, regulamentação dos planos de saúde.

Marcia Castro

Professora Andelot de Demografia e presidente do Departamento de Saúde Global e População da Harvard T.H. Chan School of Public Health. É uma demógrafa que estuda a distribuição geográfica e demográfica de doenças infecciosas, especialmente a malária. Tem principal interesse na interação entre status socioeconômico, comportamento individual, ecologia local, geografia e saúde em áreas urbanas na África e áreas rurais na Amazônia. Durante a pandemia de Covid-19, trabalhou com o time técnico do Ministério da Saúde e integra o Observatório Covid-19 BR, que divulga informação científica por redes sociais.

Paulo Chapchap

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Research Fellow e Visiting Assistant Professor in liver transplantation pela Universidade de Pittsburgh (1986 e 1987). Doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP. Membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011). Coordenador do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Sírio-Libanês e Presidente do Conselho e Pró-Reitor dos Cursos Stricto sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. Foi Diretor Geral do Hospital Sírio-Libanês de 2016 a 2021. É atualmente Conselheiro Estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde. É também Conselheiro do Instituto Phaneros desde agosto de 2021.

Paulo Hartung

Paulo Hartung iniciou suas atividades na vida pública desde muito cedo, em movimentos estudantis na faculdade. Desde então passou por diversos cargos deixando sempre seu legado. Ainda jovem, com 25 anos, em 1982, foi eleito deputado estadual; em 1990 tornou-se deputado federal; retornou ao Espírito Santo em 1993, quando disputou e venceu a eleição para prefeito de Vitória; assumiu a diretoria do BNDES, à convite de Fernando Henrique Cardoso; tornou-se senador da República em 1998; governou o estado do Espírito Santo por três mandatos. Em 2002 foi eleito e em 2005 foi reeleito. Participou dos conselhos de administração da Edp do Brasil e Veracel Celulose entre 2012 e 2014). Mais recentemente, em 2014, Paulo Hartung mais uma vez foi o candidato mais votado no estado e esteve à frente do Palácio Anchieta até o fim de 2018. Em 2019 foi nomeado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Dias Toffoli como Conselheiro Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Ricardo de Oliveira

Engenheiro de produção pela UFRJ. Ex-vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (Conass), foi secretário de Gestão e Recursos Humanos do Espírito Santo(2005-2010) e secretário de Saúde do Espírito Santo (2015-2018). É autor dos livros “Gestão pública: democracia e eficiência” e “Gestão Pública e Saúde”, ambos publicados pela Editora FGV.

Roberto Cooper

Possui graduação em medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e é Mestre em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Possui Residência Médica em Pediatria – Hospital da Lagoa, título de Especialista em Pediatria, MBA Executivo – Coppead-UFRJ, e foi estagiário do Centre International de L’Enfance-Paris. Foi Consultor da OMS para o Programa Ampliado de Imunizações e o Controle de Doenças Diarréicas, na Tunísia, Síria, Djibouti, Sultanato de Oman, Paquistão, República Popular e Democrática de São Tomé e Príncipe, Haiti e República Dominicana (1982 a 1985), e Diretor da Divisão Medico-Assistencial do Instituto Fernandes Figueira, Fiocruz (1986 a 1988). Participou do Program for Chiefs of Clinical Services, Harvard School of Public Health (1988) e do Program for Health Systems Management, Harvard School of Public Health (1990). Foi Coordenador do Curso de Medicina e professor da disciplina de “Saúde da Família V” na Universidade Estácio de Sá. Atualmente é professor das disciplinas “Psicologia Médica” e “Sociologia e Humanidades Médicas” na mesma universidade.

Arminio Fraga

Arminio Fraga é sócio fundador da Gávea Investimentos (2003) e associado fundador do IEPS. Ocupou diversas outras posições ao longo de sua carreira: Presidente do Banco Central do Brasil (1999-2002), Presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa, Diretor da Soros Fund Management (Nova York), Diretor de Assuntos Internacionais do Banco Central do Brasil, Vice-Presidente da Salomon Brothers (Nova York) e Economista-Chefe e Gerente de Operações do Banco Garantia. Foi professor do curso de mestrado da PUC-Rio, da EPGE-FGV, da School of International Affairs da Universidade de Columbia e da Wharton School. Arminio é membro do Group of Thirty e do Council on Foreign Relations, além de membro de conselhos de outras entidades filantrópicas. Foi trustee da Universidade de Princeton. Tem publicado largamente nas áreas de finanças internacionais, macroeconomia e de política monetária. Recebeu seu Ph.D em Economia pela Universidade de Princeton (1985), bem como seu B.A. e M.A. em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Ana Inoue

Psicóloga pela PUC-SP, foi assessora do banco Itaú BBA na concepção e desenvolvimento de projetos de educação de 2005 a 2019. É membro do conselho de várias instituições do terceiro setor e dirige o Centro de Estudar Acaia Sagarana do Instituto Acaia. Atualmente, Ana Inoue lidera o trabalho realizado pelo Itaú Educação e Trabalho.

Marcelo Trindade

É advogado desde 1986 e professor de direito civil na PUC-Rio desde 1993. No segundo governo de FHC foi diretor da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que presidiu no primeiro governo Lula. Foi também presidente do Council of Securities Regulators of the Americas (COSRA) entre 2004 e 2005 e vice-presidente do Conselho de Administração da BM&FBovespa entre 2009 e 2015. Como advogado nas áreas do direito societário e do mercado de capitais, assessorou grandes empresas em algumas das maiores operações e disputas empresariais do país, e atuou como parecerista ou árbitro em outras. É autor de dezenas de artigos jurídicos em revistas e coletâneas especializadas e publica regularmente artigos de opinião em jornais no Brasil. Foi um dos organizadores do livro “130 anos: Em busca da República”. Em 2018, concorreu nas eleições para governador do Rio de Janeiro pelo Partido Novo.

Margareth Dalcolmo

É pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. É doutora em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo, com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. É membro de Comissões Científicas das Sociedades Brasileiras de Pneumologia e Tisiologia e de Infectologia, da REDE TB de Pesquisa em Tuberculose e membro do Steering Committee do Grupo denominado RESIST TB, da Boston Medical School. Integra também o Expert Group for Essential Medicines List da WHO e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na África Subsaariana em tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais. Tem mais de 100 artigos científicos publicados nacional e internacionalmente. É docente da pós-graduação da PUC-RJ, membro e ex-coordenadora da Câmara Técnica de Pneumologia e Cirurgia Torácica do Cremerj. Investigadora principal dos ensaios clínicos SimplicTB da Global Alliance for Tb Research e BRACE Trail para vacina BCG para prevenção da Covid-19. Colunista semanal do jornal O Globo, em “Hora da Ciência”. Presidente Eleita para a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2022-2024.

Paulo Chapchap

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Research Fellow e Visiting Assistant Professor in liver transplantation pela Universidade de Pittsburgh (1986 e 1987). Doutor em Clínica Cirúrgica pela Faculdade de Medicina da USP. Membro do Conselho da International Liver Transplantation Society (2007 a 2011). Coordenador do Programa de Transplante de Fígado do Hospital Sírio-Libanês e Presidente do Conselho e Pró-Reitor dos Cursos Stricto sensu do Sírio-Libanês Ensino e Pesquisa. Foi Diretor Geral do Hospital Sírio-Libanês de 2016 a 2021. É atualmente Conselheiro Estratégico do Negócio de Hospitais e Oncologia da Dasa e Presidente do Conselho de Administração do Instituto Todos pela Saúde. É também Conselheiro do Instituto Phaneros desde agosto de 2021.

Paulo Hartung

Paulo Hartung iniciou suas atividades na vida pública desde muito cedo, em movimentos estudantis na faculdade. Desde então passou por diversos cargos deixando sempre seu legado. Ainda jovem, com 25 anos, em 1982, foi eleito deputado estadual; em 1990 tornou-se deputado federal; retornou ao Espírito Santo em 1993, quando disputou e venceu a eleição para prefeito de Vitória; assumiu a diretoria do BNDES, à convite de Fernando Henrique Cardoso; tornou-se senador da República em 1998; governou o estado do Espírito Santo por três mandatos. Em 2002 foi eleito e em 2005 foi reeleito. Participou dos conselhos de administração da Edp do Brasil e Veracel Celulose entre 2012 e 2014). Mais recentemente, em 2014, Paulo Hartung mais uma vez foi o candidato mais votado no estado e esteve à frente do Palácio Anchieta até o fim de 2018. Em 2019 foi nomeado pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal Ministro Dias Toffoli como Conselheiro Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça – CNJ.

Rodrigo Fiães

Rodrigo Fiães é economista formado pela PUC-Rio, com mestrado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi sócio da Gávea Investimentos (2004-15) e trabalhou em diversas instituições, privadas e públicas, nas áreas de finanças, pesquisas econômicas e políticas públicas. A partir de 2014, tem se dedicado ao 3º setor. Em particular, participou da concepção, montagem e início de operações de duas associações civis sem fins lucrativos (Instituto Serrapilheira, IEPS) e é vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Ana Novaes

Doutora em Economia pela Universidade da Califórnia, Berkeley (1990) e advogada formada pela PUC/RJ (2008). Atualmente é presidente do Conselho de Administração do Fundo Garantidor de Crédito, Conselheira da OEC, do Comitê de Fusões e Aquisições e da Fundação do Câncer. Entre 2012 e 2014 foi diretora da CVM, tendo anteriormente sido membro dos Conselhos de Administração da CCR, CPFL Energia, Metalfrio e Datasul.

Eduardo Soares

Eduardo Soares é contador, formado pela UERJ-RJ, com pós-graduações nas áreas de direito empresarial, gestão, finanças e projetos pela PUC-RJ e FGV-RJ. É sócio da Gávea Investimentos desde 2008, sendo responsável pela área operacional dos fundos de private equity. Anteriormente, ocupou posições de auditoria e consultoria externa por 18 anos (sócio por 10 anos) e foi CFO de empresa de investimentos em venture capital para tecnologia (2000 a 2005).

Miguel Lago

Diretor Executivo

 

Cientista político formado em Sciences Po Paris, é mestre em administração pública pela mesma instituição. Fundou e presidiu a rede de mobilização Meu Rio e o Nossas, laboratório referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York e da École d’Affaires Publiques de Sciences Po Paris.

Rudi Rocha

Diretor de Pesquisa

 

Possui graduação e mestrado em Economia (UFRJ) e doutorado em Economia (PUC-Rio). É professor associado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (EAESP/FGV), bolsista de produtividade do CNPq, e vencedor de prêmios e grants internacionais, como o Newton Advanced Fellowship (Academia Britânica) e o Grand Challenges Explorations (Fundação Bill & Melinda Gates). É professor adjunto licenciado do IE-UFRJ (2012/2017-), foi pesquisador associado ao ESRC Research Centre on Micro-Social Change (2015-2019), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (2014-2015) e coordenador brasileiro da LACEA/IADB/World Bank/UNDP Research Network on Inequality and Poverty (2004-2008).

Arthur Aguillar

Diretor de Políticas Públicas

 

Economista formado pela PUC-Rio, e mestre em desenvolvimento internacional pela Harvard University. Foi coordenador de Projetos e Avaliação da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação, onde foi responsável por apoiar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, e desenvolver programas de capacitação voltados para os governos municipais e estaduais da região. Coordenou projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação no Brasil, Índia e Moçambique, colaborando com o JPAL, a London School of Economics e o ASER/Pratham. Dedica-se à fronteira entre a gestão pública e a pesquisa aplicada.

Maria Cristina Franceschini

Coordenadora de Gestão

 

Graduada em Antropologia (University of Maryland), mestre em Saúde Internacional (Johns Hopkins University) e doutora em Ciências da Saúde (USP). Foi Secretária Executiva e pesquisadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Documentação em Cidades Saudáveis (CEPEDOC) (2015-2021) e consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (EUA e Equador) (2003-2013). Trabalhou também na Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e dos Adolescentes (2014-2015). Sempre atuou na coordenação e gestão de projetos nas áreas de saúde pública e promoção da saúde.

Agatha Eleone

Analista de Políticas Públicas

 

Graduada em Nutrição pela UNIRIO, possui Residência em Saúde da Família pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP-Fiocruz), especialização em Gestão da Atenção Primária em Saúde (ENSP-Fiocruz) e MBA em Auditoria de Sistemas de Saúde (UNESA). Tem experiência nas áreas de Gestão da Atenção Primária, Saúde da Família, construção e análise de indicadores; monitoramento de ações e programas de saúde e acompanhamento de contratos de gestão. Atuou na gestão municipal do Rio de Janeiro no apoio às ações de combate à covid-19 e nas áreas de Informação, Controle, Avaliação e Vigilância em Saúde. Em âmbito federal, colaborou com a Estratégia e-SUB AB e no 3º ciclo do PMAQ-AB. Entusiasta nas áreas de planejamento, análise de dados, apoio institucional e políticas públicas.

Aline Taboada

Analista administrativo

 

Formada em Letras (Inglês/Literatura), atuando nos últimos 25 anos nas áreas administrativa, recursos humanos, financeira e operações. Desde 2012 no Terceiro Setor, trabalhando no Nossas como coordenadora administrativa, responsável pelo setor financeiro e contábil.

Beatriz Almeida

Assistente de Políticas Públicas

 

Graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal Fluminense (IEAR/UFF) e pós-graduanda na especialização em Economia e Gestão em Saúde da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atua profissionalmente há três anos no setor saúde e tem como principal objetivo, contribuir para a configuração de políticas públicas que se postem como efetivos instrumentos de promoção ao desenvolvimento humano e ao bem-estar social.

Dayana Rosa

Analista de Políticas Públicas

 

Administradora pública formada pela UFF, mestre e doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. Foi coordenadora da Frente Parlamentar em Defesa da Reforma Psiquiátrica da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e consultora do Escritório das Nações Unidas para Drogas e Crimes. Também tem experiência nos Poderes Executivo e Judiciário, onde trabalhou com temas relacionados à vulnerabilidades, violência contra mulheres e desencarceramento. Possui especial interesse nos temas de saúde mental e política de drogas.

Fernanda Leal

Analista de Políticas Públicas

 

Graduada e mestra em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com especialização em andamento em Política e Sociedade pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IESP-UERJ). Foi cofundadora e diretora da primeira empresa júnior de consultoria política do Norte/Nordeste, a Virtù Consultoria Política. Foi Secretária Municipal das Juventudes da cidade de Surubim-PE, atuando em projetos educacionais, culturais e de promoção de saúde e lazer. Colaborou no desenvolvimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), através do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA).

Gisele Campos

Estagiária de Mestrado

 

Administradora Pública formada pela EAESP/FGV, e, na mesma instituição, cursa mestrado em Administração Pública e Governo na linha de Governo e Sociedade Civil em um Contexto Subnacional. Fez curso de inverno na School of Public Health de Harvard University. Foi assistente de pesquisa no Centro de Estudos em Planejamento e Gestão da Saúde (FGVsaúde), no Centro de Estudos em Adminsitração Pùblica e Governo (CEAPG) e Transparência Internacional Brasil. Trabalhou como assessora na Conectas Direitos Humanos, e estagiária na Fundação Estudar e Parceiros da Educação. No IEPS, dedica-se a estudos raciais em demografia e saúde da população negra.

Helena Arruda

Bolsista de Mestrado

 

Formada em Economia pela PUC-Rio com domínio adicional em Métodos Matemáticos para Economia. Mestranda em Administração Pública e Governo na EAESP/FGV na linha de Política e Economia do Setor Público. Foi Assistente de Pesquisa no Climate Policy Initiative e na PUC-Rio. Além da área de saúde, possui interesse em temáticas de gênero e economia política.

Helena Ciorra

Analista administrativo

 

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com ênfase em línguas orientais. Premiada duas vezes no Concurso de Ensaios de Literatura Coreana do Literature Translation Institute (LTI-Korea). Trabalha há mais de 10 anos com revisão e tradução de textos, e desde 2016 atua como assistente na área de pesquisas acadêmicas.

Jéssica Remédios

Analista de Políticas Públicas

 

Bacharel em Educação Física (UFRJ), especialista em Saúde da Família e Gestão da Saúde Pública (UFF), especialização em curso em Data Science e Informática para saúde (Albert Einstein) e mestre em Epidemiologia em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). No âmbito das políticas públicas de saúde, tem experiência em programas e ações em promoção da saúde, gestão na atenção básica, saúde da família, políticas e ações intersetoriais, análise e construção de indicadores e monitoramento de contratos de gestão. Tem especial interesse na área de análise de dados, monitoramento de indicadores, avaliação de programas e ações de saúde. Selecionada no edital 2019 do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma iniciativa do Fundo Baobá e parceiros, que vem ampliando o olhar sobre as questões de diversidade

Leonardo Rosa

Pesquisador, Economia da Saúde

 

Doutor em Economia da Educação pela Universidade Stanford (EUA), mestre em Economia pela USP e bacharel em economia pela PUC-SP. Foi postdoc pela Universidade Stanford e pelo INSPER. Trabalhou como consultor para organismos multilaterais (BID e Banco Mundial), para governos e para organizações não governamentais. Realiza pesquisas de economia aplicada com foco em políticas sociais, incluindo saúde e educação.

Manuel Faria

Assistente de Políticas Públicas

 

Formado em Economia pela PUC-Rio. Trabalhou como assessor na Secretaria Municipal de Transportes do Rio de Janeiro, onde foi responsável por apoiar projetos de reestruturação da gestão do sistema de mobilidade municipal. Foi assistente de pesquisa em projeto de mestrado da Harvard University. É, também, vice-presidente da Iniciativa Rio Mais, uma ONG com a missão de aproximar a academia e setor público no Rio de Janeiro, e ganhou experiência profissional em consultoria privada em infraestrutura e política públicas.

Maria Letícia Machado

Gerente de Programa

 

Cientista política formada pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduanda em Gestão Pública pelo Centro de Liderança Pública (CLP), foi reconhecida pela Harvard Business Review e a Consultoria Eureca como uma Valuable Young Leader em 2019. Atuou no Planejamento e Gestão da Rede Municipal de Educação de Caruaru na função de Secretária Executiva, onde participou do desenho e implementação de projetos como o Aluno Presente e a Central de Atendimento de Vagas. Fez parte do quadro da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação (EIPP/Fundaj), tendo apoiado o desenvolvimento de programas de capacitação voltados para os governos municipais e estaduais do Nordeste. Tem como principal motivação profissional a crença no poder das conexões e da iniciativa pública para a geração de impacto social.

Maria Vitória Cruz

Estagiária

 

Graduanda em Economia na Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Atua como assistente de tradução junto ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e é assistente de pesquisa no IEPS. Além do interesse em pesquisa de políticas públicas de saúde, possui curiosidade em economia política e segurança alimentar pública.

Matías Mrejen

Pesquisador, Economia da Saúde

 

Cientista político pela Universidad Nacional de Rosario (Argentina), mestre e doutor em Economia pela Universidade Federal Fluminense. Foi professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e pesquisador visitante na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa e na Universidade de Graz (Áustria). Realiza pesquisa com foco em políticas de atenção básica à saúde e fatores determinantes da saúde mental.

Mayra Neves

Assistente administrativo

 

Formada em Ciências Contábeis com Pós-Graduação em Contabilidade Estratégica e Planejamento Tributário. Atuou nas áreas fiscal e contábil por mais de 7 anos em escritórios de contabilidade. Interesse nas áreas administrativa e financeira nas organizações do terceiro setor. Participa como voluntária em eventos beneficentes.

Natasha Mastrangelo

Analista de Comunicação

 

Jornalista e Historiadora. Mestra em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Formada em Jornalismo pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Foi bolsista pelo Programa Bolsa Nota 10 da FAPERJ entre 2017 e 2019. Já atuou na Comunicação da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, Defensoria Pública do Rio e do Centro Brasileiro de Relações Internacionais.

Raylayne Bessa

Analista de Políticas Públicas

 

Sanitarista formada pela FCE/UnB, epidemiologista pelo EPISUS e mestre em Políticas Públicas em Saúde pela EFG/Fiocruz. Possui quase 9 anos de experiência em gestão pública, dos quais 5 estão diretamente afetos à Atenção Primária à Saúde (APS) e doenças negligenciadas. Participou da concepção e desenvolvimento de tecnologias, estratégias, programas e políticas diversas no âmbito executivo federal e é experiente em cuidado na APS, ferramentas de trabalho (clínica e de gestão), processo de trabalho, educação em saúde, avaliação e monitoramento, financiamento do SUS, apoio à gestão interfederativa e vigilância em Saúde.

Rebeca Freitas

Coordenadora de Advocacy e Relações Governamentais

 

Graduada em Direito pela UFRJ e em Ciências Sociais pela FGV-RJ e mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Foi Chefe de Gabinete da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan/DF). Possui experiência como consultora política, como consultora de pesquisa social aplicada e três anos e meio de experiência profissional no setor público. Teve atuação nas áreas de planejamento governamental, articulação e representação institucional e de monitoramento de projetos de saúde pública, tendo participado da construção e do monitoramento da carteira de projetos prioritários da Secretaria da Saúde do Ceará e do redesenho de processos estratégicos do SUS

Rodrigo Soares

Assistente administrativo

 

Tecnólogo em TI e Graduando em Ciências Contábeis , atuando de 2014 em organizações sem fins lucrativos, até recentemente no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase, na área de Gestão de Tesouraria, RH e Supervisão de TI.

Rony Coelho

Pesquisador, Economia da Saúde

 

Cientista Político com graduação em ciências sociais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), bem como mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ambos em Ciência Política. Atuou como Visiting Research Fellow no Institute of Development Studies (IDS), University of Sussex (UK) e realizou estágio pós-doutoral pelo projeto interinstitucional “Procad-Participação Política” (Unesp/UEM/UFSC). Trabalhou como analista em advocacy na consultoria Pulso Público assessorando organizações da sociedade civil em planos de incidência política. Trabalha com a linguagem de programação R para análises estatísticas. No IEPS, dedica-se a estudos raciais em demografia e saúde da população negra.

Sara Tavares

Analista de Políticas Públicas

 

Graduada em Ciência Política pela Universidade de Brasília (UnB), tem experiência com monitoramento de políticas públicas, representação institucional e incidência política nos poderes Executivo e Legislativo em nível federal. Durante sua graduação, foi presidente organizacional da primeira empresa júnior de consultoria política do Brasil, a Strategos Consultoria Política Jr. Tem experiência de atuação com temas relacionados à saúde pública e privada. Foi Analista de Relações Institucionais e Governamentais na Confederação Nacional das Seguradoras e membro-representante no Fórum Legislativo das Confederações Nacionais do Brasil.

Thaisa Marques

Gerente Administrativo-Financeiro

 

Graduada em Ciências Contábeis, atua desde 2015 no campo das organizações sem fins lucrativos (até recentemente no Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas – Ibase) nas áreas financeira, administrativa, trabalhista e contábil, com ênfase na Gestão de Projetos e Tesouraria.

Victor Nobre

Assistente de Políticas Públicas

 

Graduado em Economia na UFRJ. Atuou como estagiário na Dinamus Consultoria. Além disso, foi bolsista PIBIC-UFRJ e membro na pasta acadêmica da Minerva Consultoria. Além de interesse por economia da saúde, tem interesse por análise de dados, políticas públicas e economia do crime.

Adriano Massuda

Colaborador Associado

 

Doutor em Saúde Coletiva, UNICAMP
Pesquisador do Departamento de Saúde Global e Populações da Harvard T.H. Chan School of Public Health

Ana Balsa

Colaboradora Associada

 

PhD em Economia, Boston University
Professora, Universidad de Montevideo

Ana Maria Malik

Colaboradora Associada

 

Doutora em Medicina, USP
Professora Titular, EAESP-FGV

Bladimir Carrillo

Colaborador Associado

 

Doutor em Economia Aplicada, UFV
Professor Adjunto, UFPE

Breno Sampaio

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of Illinois at Urbana-Champaign
Professor Associado, UFPE

Cecilia Machado

Colaboradora Associada

 

PhD em Economia, University of Columbia
Professora Assistente, EPGE-FGV

Christopher Millett

Colaborador Associado

 

PhD em Sistemas de Saúde, Imperial College London
Professor, Imperial College London

Cristine Campos de Xavier Pinto

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of California, Berkeley
Professora Associada, EESP-FGV

Damian Clarke

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of Oxford
Professor Associado, Universidad de Santiago de Chile

Daniel Wei Liang Wang

Colaborador Associado

 

PhD em Direito, London School of Economics and Political Science
Professor Associado, Direito-FGV

Elize Massard da Fonseca

Colaboradora Associada

 

PhD em Política Social, University of Edinburgh
Professora Associada, EAESP-FGV

Fabio Kon

Colaborador Associado

 

PhD em Ciência da Computação, University of Illinois at Urbana-Champaign
Professor Titular, IME-USP

Gabriela Spanghero Lotta

Colaboradora Associada

 

Doutora em Ciência Política, USP
Professora Assistente, EAESP-FGV

Humberto Laudares

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, Graduate Institute of International and Development Studies

Kenya Noronha

Colaboradora Associada

 

Doutora em Economia, UFMG
Professora Adjunta, UFMG

Leandro Rezende

Colaborador Associado

 

Doutor em Medicina Preventiva, USP
Professor Adjunto, UNIFESP

Letícia Nunes

Colaboradora Associada

 

Doutora em Economia, EPGE-FGV
Professora Assistente, Insper

Marina Martins

Colaboradora Associada

 

Doutora em Administração, UFRJ
Especialista em Políticas de Saúde, Hospital Albert Einstein

Mônica Viegas Andrade

Colaboradora Associada

 

Doutora em Economia, EPGE-FGV
Professora Associada, UFMG

Naercio Aquino Menezes-Filho

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of London
Professor Titular, Insper

Pablo Celhay

Colaborador Associado

 

PhD em Política Pública, University of Chicago
Professor Assistente, Pontificia Universidad Católica de Chile

Paula Spinola

Colaboradora Associada

 

Mestre em Economia, UFRJ
Pesquisadora do Institute for Global Health da University College London

Renata Narita

Colaboradora Associada

 

PhD em Economia, University College London
Professora Associada, FEA-USP

Rodrigo R. Soares

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of Chicago
Professor Titular, Columbia University e EESP-FGV

Sergio Firpo

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, University of California, Berkeley
Professor Titular, Insper

Silvia Barcellos

Colaboradora Associada

 

PhD em Economia, Princeton University
Professora Assistente, University of Southern California

Sonia Bhalotra

Colaboradora Associada

 

PhD em Economia, University of Oxford
Professora, University of Essex

Tatiane Menezes

Colaboradora Associada

 

Doutora em Economia, USP
Professora Associada, UFPE

Thiago Tachibana

Colaborador Associado

 

Mestre em Economia de Empresas, EESP-FGV

Thomas Hone

Colaborador Associado

 

PhD em Saúde Pública, Imperial College London
Pesquisador do Departamento de Atenção Básica e Saúde Pública, Imperial College London

Vladimir Pinheiro Ponczek

Colaborador Associado

 

PhD em Economia, Princeton University
Professor Associado, EESP-FGV

Vinicius Peçanha

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Economia

University of British Columbia

05/2019 - 08/2019

Julie Kim

Pesquisadora visitante

 

Mestrado em Saúde Pública

Harvard T.H. Chan School of Public Health

06/2019 - 08/2019

Mateus Dias

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Economia

Universidade de Princeton

06/2019 - 08/2019

Ece Özçelik

Pesquisadora visitante

 

Doutorado em Saúde Global

Harvard T.H. Chan School of Public Health

07/2019

Pedro Bessone Tepedino

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Economia

Massachusetts Institute of Technology

08/2019

Lia Braga

Pesquisadora visitante

 

Mestrado em Economia

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

11/2019

Igor Procopio

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Economia

Universidade Federal de Juiz de Fora

12/2019

Luiz Felipe Fontes

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Economia

Escola de Economia de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas

02/2020 - 12/2020

Ieda Matavelli

Pesquisadora visitante

 

Doutorado em Economia

University of British Columbia

05/2020 - 12/2020

Alessandro Bigoni

Pesquisador visitante

 

Doutorado em Epidemiologia

Universidade de São Paulo

03/2020 - 03/2021

Alan Feffer

Estagiário de verão

 

Graduação em Economia Política

Tulane University

05/2020 - 03/2021

Tatiana Lima

Pesquisadora visitante

 

Especialista em Política Pública e Gestão Governamental

Conselho Administrativo de Defesa Econômica

10/2020 - 03/2021

Beatriz Barros

Pesquisadora visitante

 

Mestrado em Política Social

Universidade de Princeton

03/2022 - Presente

Transparência

Os princípios de independência e apartidarismo norteiam nossas iniciativas e regras de financiamento.

Não aceitamos recursos oriundos de instituições governamentais brasileiras, tendo assim 100% de financiamento privado filantrópico.

A fim de evitar conflitos de interesse, nosso Estatuto define que não podemos aceitar contribuições feitas por empresas, instituições e associações de classe que atuem no setor de saúde. Inicialmente, nosso financiamento veio de uma única fonte, Arminio Fraga Neto. No momento, contamos com o apoio financeiro de entidades parceiras da sociedade civil: Umane, Instituto Çarê, Instituto Cactus, Transparência Internacional Brasil, National Institute for Health Research (NIHR).

Nossos Parceiros

Entidades da sociedade civil unidas contribuem ainda mais no desenvolvimento de projetos de apoio à qualidade e à equidade na saúde, área em que parcerias ainda são relativamente escassas. Em meio à pandemia da COVID-19 e aos gargalos previamente existentes na gestão da saúde pública, cada vez mais é necessário somar forças na solução desses desafios.

Parceiros

Apoiadores

Atuação

Trabalhamos em quatro áreas:

1) Pesquisa em economia da saúde;
2) Priorização de políticas de saúde na agenda política brasileira;
3) Apoio técnico para gestores e tomadores de decisão da área da saúde e suas políticas;
4) Promoção de uma cultura de saúde no Brasil com base no ideário da promoção da saúde e prevenção de enfermidades.

Nossos projetos incluem pesquisas científicas rigorosas, a construção de agendas legislativas municipais e federal e o fortalecimento de capacidades nos sistemas locais de saúde.