A escola é o ambiente mais estratégico para promover saúde mental para crianças e adolescentes. Isso responde a uma negligência histórica vivida por essa população-chave que também é sujeito psíquico e político, assim como os adultos. A estrutura para isso já existe, principalmente através da interação entre a Rede de Atenção Psicossocial (Raps), o Programa Saúde na Escola (PSE), em articulação com o Sistema Universal de Assistência Social (Suas). Entretanto, é preciso priorizar a ampliação de suas respectivas coberturas e aprimorar a política diante dos novos desafios advindos da pandemia, como o aumento de violências, impactos na aprendizagem e evasão escolar. Dando profundidade às propostas da Agenda Mais SUS, o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com o Instituto Cactus, recomendam dez ações a serem desempenhadas, no nível federal, pelos Poderes Executivo e Legislativo no curto e médio prazo, com
o objetivo de melhorar a saúde mental de crianças e adolescentes por meio do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
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Como citar
Instituto de Estudos para Políticas de Saúde & Instituto Cactus. (2023). 10 Ações para políticas de Saúde Mental nas escolas: Recomendações aos poderes Executivo e Legislativo no Brasil. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. https://ieps.org.br/10-acoes-para-politicas-de-saude-mental-nas-escolas/