O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – Iniciativa Brasileira de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes realizam, na próxima sexta-feira (28), às 10h, o webinário “A importância do protagonismo juvenil nas políticas públicas de saúde mental”. O evento será transmitido no canal do IEPS no YouTube e é a última aula aberta do curso “Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas”, organizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE).
O webinário discute a importância do protagonismo juvenil nas políticas públicas de saúde mental, destacando como os jovens podem atuar na formulação, execução e avaliação de ações que impactam diretamente suas vidas. A juventude é apresentada como sujeito ativo de direitos, com potência de mobilização, criatividade e transformação social.
O encontro traz experiências de comitês, conselhos e coletivos juvenis, no Brasil e em outros países, mostrando como a participação cidadã fortalece políticas mais inclusivas e efetivas. Também serão debatidos a importância de criar espaços institucionais de escuta qualificada e participação cidadã e corresponsabilidade, aspectos fundamentais para garantir que estudantes possam influenciar nas decisões que afetam suas vidas.
Painelistas
Participam do evento, Katia Souto, do Ministério da Saúde, Erika Waléria, Jovem Mobilizadora do PSE Pernambuco, Gabriela Mora, do programa de adolescentes do NUCA/UNICEF e Itallo Martins, do Comitê de Jovens do Instituto Cactus. A mediação será realizada por Ana Beatriz, integrante do Comitê Juvenil do Juntô.
Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas
O curso, iniciado em setembro de 2025, debateu diversos temas relacionados à saúde mental nas escolas como, os marcos legais da Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas,o cenário da saúde mental em Pernambuco e no mundo e as estratégias de transformação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em saúde mental.
Assista os outros webinários abertos:
“Saúde mental de professores”
“O papel social da escola na promoção da saúde mental”
O curso é promovido pela Unidade de Atenção Psicossocial às Escolas (UAPSE), por meio do Projeto EntreLaços, em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – uma iniciativa do Global Center da Fundação Stavros Niarchos (SNF) para a saúde mental de crianças e adolescentes no Child Mind Institute (CMI), e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa é um dos desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2024 entre a SEE-PE e o IEPS.
