O Instituto de Estudos para Pesquisa em Saúde (IEPS) foi representado por Rudi Rocha, diretor de pesquisa, no Congresso “Sustentabilidade no SUS”, organizado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross) e pelo Tribunal de Contas da União (TCU), nos dias nos dias 29 e 30 de setembro. Ele participou da mesa “Eficiência na Gestão de Unidades do SUS”, com moderação de Guilherme Maluf, conselheiro do TCE de Mato Grosso, e participação de Luciana Borges, diretora de cuidado público e sistema de saúde do Hospital Israelita Albert Einstein; Gabriela de Souza Figueiredo, gerente de fiscalização do eixo social do TCE de Goiás; e Lícia Maria Cavalcanti Silva, diretora-geral do Hospital do Subúrbio de Salvador.
Rocha falou sobre a contratação de organizações privadas para gestão de serviços públicos, com destaque para as organizações sociais, refletindo sobre questões como a importância dos contratos e o acesso a informações sobre os serviços geridos.

Rudi Rocha durante congresso “Sustentabilidade no SUS”. Foto: Divulgação/IBROSS
Ele destacou que o SUS é uma rede complexa, nascida de um grande contrato social, que é a Constituição Federal. Neste contexto, Rocha afirmou que é necessário avançar na discussão sobre os detalhes de organização institucional, das capacidades estatais e da governança, para além de uma dicotomia entre ter mais recursos versus mais eficiência.