IEPS promove debate sobre acesso à saúde na Amazônia Legal
Aveiro é um dos munícipios paraenses que vai receber o projeto Afluentes. Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará
Aveiro é um dos munícipios paraenses que vai receber o projeto Afluentes. Foto: Pedro Guerreiro/Agência Pará
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) realiza, no dia 06 de maio, às 14h30, o webinar “Afluentes: fortalecendo a APS no Oeste do Pará”. O debate acontece por meio da plataforma Zoom e integra as ações de lançamento do projeto Afluentes, uma iniciativa voltada ao fortalecimento das linhas de cuidado no pré-natal e no tratamento da hipertensão nos municípios de Aveiro, Belterra, Curuá, Oriximiná, Itaituba e Santarém, localizados no oeste do Pará. As inscrições para participar do evento podem ser feitas neste link.

Os desafios de acesso à saúde enfrentados pela população da Amazônia Legal são históricos e o webinar propõe uma reflexão, entre acadêmicos, gestores de saúde e representantes do terceiro setor, sobre as estratégias para cocriar com quem conhece o território soluções para os desafios da saúde na região, fortalecendo o SUS e qualificando a atenção primária no território. 

“Além dos investimentos dos governos federal e estadual, é preciso identificar e construir estratégias de inovação que considerem as potencialidades do território. O projeto Afluentes parte dessa premissa e busca construir, junto com atores locais, soluções que promovam saúde e qualidade de vida para a população, respeitando seu território e seus saberes”, afirma Arthur Aguillar, diretor de políticas públicas do IEPS.

Painelistas confirmados

Altair Farias, professor adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e consultor técnico SEIDIG/MS, e Jucineide Barbosa, secretária de saúde do município de Breves e presidente do Cosems/PA, já confirmaram presença no debate; que será mediado por Paulo Chapchap, diretor médico do IEPS.

IEPS promove debate sobre acesso à saúde na Amazônia Legal

Afluentes

O projeto é realizado pelo Instituto de Políticas de Saúde (IEPS) e financiado pelo programa Juntos pela Saúde, uma iniciativa idealizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em parceria com a Umane. O Afluentes é realizado com o apoio técnico do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e da ONG ImpulsoGov. Além do Juntos pela Saúde, o projeto também recebe apoio do Instituto Arapyaú e Concertação pela Amazônia.

A iniciativa propõe o aprimoramento de linhas de cuidado de pré-natal e hipertensão arterial nos municípios de Aveiro, Belterra, Curuá, Oriximiná, Itaituba e Santarém, localizados no oeste do estado do Pará. São previstas três grandes contribuições para a atenção primária, como a construção de protocolos clínicos para pré-natal e hipertensão, a implementação de ferramentas digitais de mensageria e o estabelecimento de uma rede de conexão ampliada, com a instalação de internet nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios.