Diálogos IEPS #17 vai debater papel das prefeituras no fortalecimento do SUS
Foto: Antonio Augusto/Ascom TSE
Foto: Antonio Augusto/Ascom TSE
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) realiza mais uma edição do Diálogos IEPS na próxima quarta-feira (18/09), às 14h, para debater o papel das prefeituras no fortalecimento da saúde pública. O Diálogos IEPS #17 – Eleições 2024: como a Prefeitura pode melhorar o SUS na minha cidade? faz parte das ações da Agenda Mais SUS nas Cidades, uma iniciativa do IEPS, da Umane e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal que apresenta cinco propostas para que candidatos e candidatas das Eleições 2024 priorizem ações de fortalecimento da Atenção Primária. O evento será transmitido ao vivo no canal do IEPS no Youtube

O objetivo desta edição é colocar em debate, a partir de diversas perspectivas, a Saúde nos municípios brasileiros. Por isso, o evento vai reunir uma usuária do SUS, uma pesquisadora em saúde e políticas públicas e profissionais de saúde de diversas regiões do País que atuam na gestão, no atendimento à população e em órgãos colegiados de debate, formulação e avaliação das políticas de saúde para o SUS. 

Participantes

Participam do evento Julia Pereira, analista de relações institucionais do IEPS; Yolanda Cunha, gerente da UBS Costa do Arara e ex-ACS da UBS Cuieiras em Manaus (AM); Marcus Brenno, gerente de Centro de Saúde da Atenção Primária do município de Sobral (CE); Rubênia Pires, usuário do SUS no CMS Oswaldo Cruz, no município do Rio de Janeiro (RJ). O evento será mediado por Suzzi Lopes, sanitarista e conselheira municipal de saúde do município de Diamantina (MG).  

Agenda Mais SUS nas Cidades

Agenda Mais SUS nas Cidades foi lançada no início de julho e apresenta recomendações para que candidatos e candidatas das Eleições Municipais de 2024 priorizem ações de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) nas propostas de campanha e as integrem à agenda política dos novos mandatos a partir de 2025. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), da Umane e da Fundação José Luiz Egydio Setúbal e conta com o apoio temático do Instituto Desiderata e do Insper.

Saiba mais aqui