Ouça o texto

O Guia Prático de Pré-Natal, Parto e Puerpério é uma produção do projeto Afluentes para contribuir com o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) nos municípios de Aveiro, Belterra, Curuá, Itaituba, Oriximiná e Santarém, no oeste do Pará. O documento foi construído para apoiar diretamente o trabalho das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferecendo orientações práticas, checklists e fluxos que traduzem diretrizes em ações possíveis e aplicáveis no cotidiano da APS.

O Afluentes parte de um desafio central: a necessidade de qualificar e ampliar o cuidado às gestantes e às pessoas com hipertensão arterial sistêmica, duas condições que concentram importantes riscos à saúde na região. A realidade local mostra a dificuldade da captação precoce da gravidez, equipes incompletas, dificuldades de acesso a exames e especialistas, além da precariedade de sistemas de informação, reforçam a fragmentação do cuidado.

Para o projeto Afluentes, revisitar as linhas de cuidado também significa adaptá-las para refletir a Amazônia. Isso implica reconhecer o território como plural, comunitário, intercultural, exigindo soluções construídas a partir da realidade territorial. Mais do que reproduzir protocolos nacionais, é necessário propor fluxos que dialoguem com as condições locais e com os saberes já presentes nos territórios.

A construção deste guia prático foi baseada em um processo participativo, que combinou diagnóstico da rede, imersão territorial, entrevistas com gestoras e profissionais de saúde, além de visitas às unidades. Esse percurso permitiu identificar gargalos e também potencialidades, que serviram como ponto de partida para a elaboração de ferramentas práticas e inovadoras voltadas às equipes.

O Afluentes é financiado pelo programa Juntos pela Saúde, uma iniciativa idealizada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), gerida pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), em parceria com a Umane. O projeto é realizado com o apoio técnico do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e da ONG ImpulsoGov e também recebe apoio do Instituto Arapyaú e Uma Concertação pela Amazônia.

O Guia Prático é, portanto, mais do que um documento técnico. É um convite a refletir novas maneiras de ampliar a resolutividade da saúde, garantindo que cada gestante e puérpera tenha acesso a uma atenção integral, segura e humanizada.