IEPS e Nexo Políticas Públicas publicam série de conteúdos sobre saúde mental de crianças e adolescentes
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
Foto: Andre Borges/Agência Brasília
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O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com o Nexo Políticas Públicas, publicou uma série de conteúdos sobre a saúde mental de crianças e adolescentes durante o primeiro semestre de 2024. As produções englobam artigo de opinião, glossário, depoimento de especialista e uma linha do tempo com as principais políticas, ações e programas voltados para a saúde mental infantojuvenil nas últimas décadas. A série integrou as ações de comunicação do projeto Advocacy para políticas de Saúde Mental, uma iniciativa do IEPS para fortalecer e aprimorar as políticas de saúde mental no Brasil. 

As publicações foram desenvolvidas por especialistas do IEPS, como Rebeca Freitas, diretora de relações institucionais do IEPS, e Dayana Rosa, especialista de relações institucionais e saúde mental do IEPS. Giovanni A. Salum, vice-presidente de Programas Globais no Child Mind Institute e co-diretor do Programa do Centro Global da Stavros Niarchos Foundation para Saúde Mental Infantil e Adolescente, foi o especialista convidado. 

Opinião: A Política Nacional de Saúde Mental nas escolas foi criada, mas e agora?

Neste artigo de opinião, Rebeca Freitas e Dayana Rosa defendem a necessidade de implementação da Lei n. 14.819/24, sancionada em janeiro deste ano e que institui a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas. Para elas, esse é o momento ideal para transformar as escolas em ambientes acolhedores que ensinam, além dos conteúdos tradicionais, a cultura do cuidado consigo e com o outro. 

Glossário: Saúde mental de crianças e adolescentes

Neste glossário, as pesquisadoras apresentam conceitos centrais que explicam ações, políticas e instituições para promoção de cuidados para a saúde mental infantojuvenil. Acolhimento, CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil), Intersetorialidade e Saúde integral são alguns deles. 

Perguntas que a ciência já respondeu: Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas, em 5 pontos

Neste texto, são apresentadas as respostas já consolidadas pela ciência sobre a importância de um olhar voltado especificamente para a saúde mental de crianças e adolescentes e de uma política nacional, intersetorial e multidisciplinar para atender as demandas de saúde dessa parcela da população. 

Pergunte a um pesquisador: Giovanni A. Salum 

Como políticas públicas podem beneficiar a saúde mental de crianças e adolescentes? Essa é a pergunta que Giovanni A. Salum responde no Pergunte a um Pesquisador. O especialista destaca três principais benefícios dessas políticas, como o aumento de serviços adaptados à população infantojuvenil, o engajamento familiar e de comunidade para promoção de ambientes abertos e seguros para pensar a saúde mental e a importância da educação e do treinamento de métodos embasados em evidências científicas. Assista o vídeo completo aqui.

Linha do Tempo: Políticas de saúde mental de crianças e adolescentes

Nesta linha do tempo são apresentados os principais marcos na construção de políticas, ações e programas voltados para a saúde mental de crianças e adolescentes no Brasil. A linha parte da promulgação da Lei da Reforma Psiquiátrica, em 2001, até a Criação do Sistema Nacional de Acompanhamento e Combate à Violência nas Escolas, neste ano.

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