IEPS visita escola no Rio para conhecer iniciativas do Instituto Felipe Neto
Foto: Divulgação/IEPS
Foto: Divulgação/IEPS
Ouça o texto

Na última terça-feira (05/11), a equipe de relações institucionais do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) esteve na Escola Municipal Desembargador Oscar Tenório, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, para conhecer as iniciativas do recém-criado Instituto Felipe Neto (IFN), uma iniciativa do influenciador Felipe Neto voltada para promoção de ambientes acolhedores e de cuidado emocional nas escolas. O encontro aconteceu no Espaço Vida, uma sala que foi revitalizada pelo IFN para se tornar um espaço dedicado a atividades de diálogo e acolhimento em saúde mental para alunos do 6º ao 9º ano – principalmente moradores da Rocinha.

Para Dayana Rosa, gerente de relações institucionais do IEPS, o encontro foi uma oportunidade importante para trocar experiências e aprimorar o diálogo sobre saúde mental com crianças e adolescentes. Rosa está à frente da construção de um projeto do IEPS, em uma parceria com o Child Mind Institute (CMI), voltado para esse público e com previsão de lançamento para 2025.

“Nós nos dedicamos à produção de dados e evidências científicas sobre saúde mental de crianças e adolescentes há alguns anos e esse processo é muito importante, mas muitas vezes falamos de problemas complexos de forma muito específica. A capacidade de comunicação do Felipe Neto com esse público, principalmente, é muito grande e o IFN está se mostrando um iniciativa muito comprometida com ações robustas de saúde mental na comunidade escolar. Momentos de troca de saberes e práticas são indispensáveis, porque potencializam boas iniciativas que já estão em curso e fortalecem as que estão por vir”, afirmou a gerente de relações institucionais do IEPS. 

IEPS visita escola no Rio para conhecer iniciativas do Instituto Felipe Neto

IEPS visita escola no Rio para conhecer iniciativas do Instituto Felipe Neto. Foto: Divulgação/IEPS

O diálogo, a percepção ampla da saúde mental e o fortalecimento de espaços que já existem foram pontos de convergência entre as organizações. Camilo Coelho, diretor do IFN, contou que a criação do IFN surgiu do desejo do influenciador, que só no TikTok reúne mais de 17,2 milhões de seguidores, de dar voz a causas importantes e fortalecer espaços como a escola, que estão no cotidiano da maior parte da população de crianças e adolescentes. “O nosso objetivo é mobilizar a influência do Felipe Neto para questões sociais, impulsionando espaços que já estão no território e no cotidiano das pessoas. Esse encontro é muito significativo, porque precisamos unir forças para resolver os desafios que a nossa sociedade enfrenta”, afirmou Coelho.

Já Valdeir Lima, gerente de saúde mental do IFN, destacou a importância do fortalecimento da escola como um espaço de promoção da vida. “Uma das palavras que mais ouvimos nas conversas com a comunidade escolar foi ‘ódio’. A nossa atuação é voltada para promover, coletivamente, a escola como um espaço de vida, entendendo a saúde mental para além da doença”, destacou. 

Patricia Bado, consultora de pesquisa interdisciplinar do IEPS, também participou da visita e Angélica Duarte, especialista em relações institucionais do IEPS, Priscila Borges, analista de relações institucionais do IEPS, e Carolina Costa, Gerente Brasil do CMI, participaram de forma remota.

Espaço Vida 

Durante o encontro, a equipe do IFN apresentou as atividades desenvolvidas no Espaço Vida. As atividades são semanais, realizadas no contraturno escolar por profissionais de psicologia e tutores e coordenadas pela psicóloga Auanna Marques, coordenadora do Espaço Vida, que também participou do encontro. As atividades envolvem jornadas de acolhimento psicossocial focadas na autopercepção e no relacionamento dos estudantes com a comunidade escolar, com familiares e com a dinâmica territorial na qual a escola está inserida. O projeto já conta com a participação de aproximadamente 100 estudantes. 

Na ocasião, Lucas Venâncio, coordenador de planejamento do IFN, também apresentou o aplicativo HUG, uma ferramenta que oferece conteúdo e funcionalidades para auxiliar os adolescentes no cuidado com a sua saúde mental.