A equipe de políticas públicas do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) esteve em Salvador (BA), entre os dias 12 e 14 de agosto, para dar continuidades as ações de diagnóstico do SUS do município, com o objetivo de traçar estratégias para o fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS) e a redução das filas de espera nos serviços públicos. As atividades são fruto do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) assinado no final de maio, em parceria com a Umane, o Instituto Devive e a Fundação Marília Emília (FME).
As atividades em campo envolveram o diálogo com profissionais de saúde e representantes da gestão municipal, realização de oficinas para mapear os principais desafios enfrentados pela APS e encontro com Rodrigo Alves, secretário de Saúde de Salvador, para pactuar os próximos passos da cooperação. Saville Almeida, analista de políticas públicas do IEPS, ressalta a importância da agenda para a aproximação institucional.
“O início das ações presenciais em Salvador permitiu fortalecer o vínculo com a gestão e enriquecer os achados do diagnóstico institucional que estamos elaborando sobre o sistema de saúde do município. Esse passo é fundamental para que possamos desenhar, em conjunto, soluções que qualifiquem a Atenção Primária e tornem o acesso à saúde mais ágil e resolutivo. Queremos fortalecer o diálogo e a construção colaborativa com o território, tendo como referência as experiências bem-sucedidas do IEPS em outros locais”, destacou Almeida
Um dos objetivos da agenda foi aprofundar o diagnóstico institucional a partir de entrevistas, oficinas e diálogo com profissionais da saúde e representantes da gestão municipal. Este documento apresenta um panorama estratégico da APS em Salvador, com foco na qualificação do cuidado, no enfrentamento dos fatores de risco das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) e no panorama de acesso à atenção especializada. Ele integra a primeira etapa do plano de trabalho do IEPS no município.

Equipe da DIPP ministra oficina sobre filas na atenção especializada com representantes da Diretoria de Regulação e Atenção Especializada de Salvador. Foto: IEPS
Próximos passos: cocriação de soluções com a gestão municipal
Na reunião com o secretário Rodrigo Alves, foram apresentados os primeiros resultados do diagnóstico e das primeiras atividades presenciais. O momento marcou a pactuação dos próximos passos da parceria, que incluem uma nova agenda de imersão voltada ao desenho e ao planejamento conjunto de soluções para a APS, em colaboração com a Secretaria Municipal de Saúde, além da implementação de um projeto-piloto em unidades selecionadas.
A equipe também visitou Unidades Básicas de Saúde, a Escola Municipal de Saúde Pública e a Sala de Situação de Saúde, para discutir estratégias de fortalecimento da educação continuada das equipes e conhecer como é realizado o monitoramento de indicadores por meio de painéis de doenças e agravos.
Projeto em Salvador amplia iniciativas de sucesso do IEPS
O apoio à Salvador reúne a expertise desenvolvida em dois projetos anteriores: o InovAPS, criado em 2023 e implementado em Sobral, no Ceará; e o Recife Monitora, parte do projeto Qualifica Atenção Básica, iniciado em 2021 na capital pernambucana. A parceria se desenvolve a partir de dois eixos principais. No primeiro, voltado ao fortalecimento da APS, o IEPS oferece apoio técnico para monitoramento, capacitação das equipes de saúde da família e uso de tecnologias de apoio às decisões.
O segundo, voltado à redução de filas de atendimento, envolve o desenho de estratégias intersetoriais e tecnológicas para a qualificação e melhoria da coordenação do cuidado e do fluxo assistencial na Atenção Primária.