IEPS, Umane e FJLES lançam Aliança pela Saúde Pública nos municípios brasileiros
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal, lançou neste mês a Aliança pela Saúde Pública nos Municípios brasileiros. O documento é direcionado para as candidaturas que queiram reafirmar o compromisso com a promoção da saúde pública, por meio da implementação da Agenda Mais SUS nas Cidades

Os candidatos e candidatas que aderirem à Aliança se comprometem com uma série de medidas relacionadas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) nos municípios, como:

  • Expandir e qualificar de forma planejada as equipes de Saúde da Família;
  • Investir em ações de promoção à saúde, com foco especial na proteção das crianças;
  • Valorizar de forma concreta os profissionais de saúde;
  • Buscar soluções para reduzir o tempo de acesso aos serviços de saúde;
  • Aprimorar a comunicação para facilitar e qualificar o acesso da população à saúde

Ações concretas para fortalecer a saúde pública

Os candidatos e candidatas que aderirem à Aliança também se comprometem a implementar ações concretas durante os mandatos, como ações de promoção da saúde, formação continuada para profissionais e implementação de políticas públicas baseadas em evidências, dentre outras. 

Todo propósito, compromissos e ações da Aliança pela Saúde Pública estão disponíveis na carta de ativação do movimento

Agenda Mais SUS nas Cidades

A Agenda Mais SUS nas Cidades é uma iniciativa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em uma parceria com a Umane e a Fundação José Luiz Egydio Setúbal (FJLES), lançada em julho de 2024. O documento apresenta propostas para que as candidatas e candidatos das Eleições Municipais 2024 priorizem a saúde pública nas propostas de campanha e as integrem à agenda política dos novos mandatos a partir de 2025.

O Mais SUS nas Cidades recebe o apoio temático do Instituto Desiderata e do INSPER e o apoio da ACT Promoção da Saúde, da ImpulsoGov, do Instituto Veredas e da Vital Strategies. A iniciativa faz parte da Agenda Mais SUS e foi inspirada no projeto Saúde na Cidade, uma agenda de propostas concretas voltada aos gestores de saúde municipais.