2020 | Coronacidades - Apoio gratuito aos municípios na resposta ao coronavírus
Fonte: Freepik
Fonte: Freepik

Portal desenvolvido em parceria com a Impulso e o Instituto Arapyaú, criado para oferecer apoio gratuito aos municípios na resposta ao coronavírus e que reúne diversas ferramentas para apoiar os gestores locais em meio à pandemia. 

2020 | Coronacidades - Apoio gratuito aos municípios na resposta ao coronavírus
Imagem: divulgação Coronacidades

Desde março de 2020 a plataforma https://coronacidades.org/ ofereceu apoio às prefeituras do país para aumentar a capacidade de resposta à crise. Os gestores tiveram acesso a ferramentas, conteúdos e atendimentos que poderiam ser via chat ou customizados. Ao todo, entre março e dezembro de 2020, foram 902 municípios atendidos, 6 ferramentas e 17 Guias desenvolvidos e 10 Diálogos realizados. 

O portal ordena e resume, em tópicos simples, o que deve ser priorizado pelos gestores diante da pandemia. O preenchimento da plataforma permite que o município descubra o quão preparado ele está para lidar com a pandemia em quatro categorias essenciais para a resposta à crise: Governança da Crise; Comunicação e Distanciamento; Vigilância; e Assistência. Além disso, é acompanhar a Taxa de Contágio dos municípios semanalmente. A ferramenta utiliza dados abertos e sinaliza o nível de alerta levando em conta quatro dimensões: Situação da Doença; Controle da Doença; Capacidade de Resposta do Sistema de Saúde; e Confiança de Dados

Palavras-Chaves