Após o fim do 1º Ciclo do Recife Monitora, 80% das Equipes de Saúde da Família (ESF) do Recife podem ser certificadas pelo projeto. Das 282 ESF da rede, 224 colaboraram com a iniciativa, respondendo um questionário sobre relações de trabalho, ações e processos e estrutura para oferecer os serviços de saúde para a população. O levantamento faz parte do primeiro eixo avaliativo, que analisa a percepção das equipes sobre a qualidade do serviço. O Recife Monitora é uma das frentes de trabalho do programa Qualifica Atenção Básica, uma parceria entre o IEPS e a Prefeitura do Recife, que conta com o apoio da Umane.
Projeto já contabiliza 30.000 avaliações de usuários sobre os serviços
Além da avaliação da qualidade por equipes de saúde, o Recife Monitora já contabiliza mais de 30.000 interações no questionário de avaliação da satisfação dos usuários da atenção básica — o segundo eixo avaliativo do Recife Monitora. Nesse eixo, os cidadãos recebem um formulário, via WhatsApp ou QR Code, para avaliar o atendimento recebido em uma consulta ou procedimento em uma das unidades de saúde do município. O usuário pode apontar os fatores positivos e negativos do serviço e seu grau de satisfação.
Além da avaliação pelas equipes de saúde (eixo 1) e da satisfação do usuário (eixo 2), o Recife Monitora conta ainda com avaliação do desempenho das equipes de saúde (eixo 3), a partir de indicadores definidos pela Secretaria Executiva de Atenção Básica (Seab) de Recife e pelo Ministério da Saúde. Após a coleta das respostas dos profissionais de saúde e dos usuários, uma plataforma online do Monitora vai gerar um ranqueamento com base nos dados, classificando as equipes certificáveis entre excelência, qualidade, aperfeiçoamento ou crítica.
Esse acompanhamento será feito a cada 4 meses, e permitirá que as equipes avaliadas e a gestão de saúde pensem estratégias de como melhorar cada aspecto apresentado no programa. O Manual de Avaliação de Qualidade do Recife Monitora esclarece mais detalhes sobre os métodos da iniciativa.
Qualifica Atenção Básica
O Recife Monitora é uma das 3 frentes de trabalho do projeto Qualifica Atenção Básica, realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o IEPS e a Prefeitura de Recife, com apoio da Umane. O projeto é construído pela equipe do Laboratório de Políticas de Saúde do IEPS e tem como intuito garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.
Além do Monitora, o Recife Reconhece e o Recife Experimenta são eixos de valorização dos profissionais de saúde da rede e de criação de inovações assistenciais e de gestão no território.