Ouça o texto

O Boletim IEPS Data n. 4 apresenta uma análise da saúde local nas 27 capitais do Brasil em três dimensões: atenção básica, mortalidade e morbidade, e despesas com saúde. A análise considera dados do último ano disponível (2023) e do primeiro ano registrado pelo IEPS Data (2010), com foco nos valores atuais e na evolução dos indicadores de administração local que impactam diretamente a saúde municipal. Os indicadores utilizados são do Panorama de Saúde Local do IEPS Data, que oferece uma visão resumida da saúde dos municípios.

A partir da análise realizada, a pesquisa destaca a evolução dos indicadores de despesas em saúde e cobertura de prénatal, que cresceram no período analisado na maior parte das capitais. Com tendências menos consistentes, a cobertura da atenção básica e as taxas de mortalidade ajustada por causas evitáveis variaram consideravelmente. Considerando o desempenho mais recente (2023) as capitais do Norte ocuparam, em média, posições mais baixas, especialmente nos indicadores da dimensão de mortalidade e morbidade. No entanto, há variações significativas de desempenho dentro de cada bloco de indicadores em uma mesma capital, indicando a necessidade de considerar os resultados de forma abrangente e pensar em ações específicas conforme as deficiências locais.

Baixe o documento e leia na íntegra


Como citar

Arruda, H., Peçanha, V., Rosa, L., & Santos, M. (2024). Saúde nas Capitais. Boletim IEPS Data n. 4. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos para Políticas de Saúde. https://ieps.org.br/boletim-ieps-data-04-2024/.