IEPS divulga relatório de atividades de 2023

Ampliação e amadurecimento são as palavras-chaves para definir o último ano de atuação do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), que divulgou nesta quarta-feira (27/03) o relatório de atividades de 2023. O documento traz um balanço de tudo que a organização realizou e produziu no último ano, com destaque para as atividades das Diretorias de Pesquisa, Políticas Públicas e Relações Institucionais e para as áreas de Comunicação e Gestão. O Relatório Anual de 2023 do IEPS pode ser conferido aqui

Em 2023, entre relatórios e notas técnicas, boletins, estudos institucionais e outros formatos de pesquisa, foram quase 60 estudos produzidos pelo IEPS e seus parceiros. As pesquisas abordaram diferentes aspectos da Saúde como o orçamento, mortalidade infantil e saúde digital e apresentaram dados e evidências para melhorar o sistema de saúde brasileiro e fortalecer o debate público sobre a Saúde no Brasil. Os dados e evidências do IEPS foram citados em mais de 700 inserções na imprensa, entre artigos de opinião e reportagens jornalísticas.

Além da consolidação como referência para a imprensa brasileira, os canais de comunicação do instituto mantiveram o crescimento progressivo de engajamento e de visualizações. Registramos mais de 50 mil usuários no site, mais de 3 mil visualizações no Youtube e reunimos 11 mil seguidores em nossos perfis nas redes sociais.

O ano também foi marcado pelo amadurecimento da organização institucional do IEPS. Diante da expansão e consolidação da atuação de advodacy e incidência política, o instituto criou a Diretoria de Relações Institucionais (DIRINS) e inaugurou um escritório em Brasília, próximo à Esplanada dos Ministérios e ao Congresso Nacional, uma localização estratégica para a atuação da nova diretoria.

Outra iniciativa importante do ponto de vista institucional foram as atividades agendas internas de letramento racial e a definição de planos de ação individuais e institucionais para o enfrentamento do racismo. Um dos resultados dessa iniciativa foi a institucionalização de dois Grupos de Trabalho dedicados ao debate racial, formados por representantes de todas as áreas do IEPS para fortalecer as discussões internas sobre as questões raciais na Saúde e as diretrizes e iniciativas institucionais dedicadas à paridade racial.

Advocacy no Legislativo: novas leis e atuação na Frente Parlamentar de Saúde Mental no Congresso 

A atuação de incidência política do IEPS teve resultados importantes em 2023. Após uma longa trajetória de diálogo, apoio técnico e mobilização política foi aprovada a lei que proíbe a venda de ultraprocessados nas escolas do município do Rio de Janeiro e a lei federal que criou a Política Nacional de Saúde Mental nas Comunidades Escolares, ambas com potencial transformador para a cultura de saúde e para o futuro do Brasil. O exercício da secretaria executiva da Frente Parlamentar de Saúde Mental também foi um dos destaques da atuação junto ao Legislativo Federal.

Novas parcerias e ampliação da atuação no território brasileiro 

A presença do IEPS no território brasileiro também cresceu e se consolidou. Atuando em diálogo com gestores e tomadores de decisão, com profissionais de saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Diretoria de Políticas Públicas firmou novas parcerias e chegou em Sobral, no Ceará, com o InovAPS; nos municípios de Santarém e Belterra, no Pará, com a construção dos primeiros passos de uma iniciativa para fortalecer os sistemas de saúde na Amazônia; e no Estado de São Paulo, com o Observatório da Regionalização, um projeto potente e ambicioso para otimizar a regionalização da saúde paulista.

Facilitação do acesso aos dados de saúde no Brasil

A produção de dados e evidências científicas, que permeia a atuação de todas as nossas áreas e que é o carro-chefe da Diretoria de Pesquisa, responsável também pelas iniciativas de facilitação do acesso aos dados de saúde no Brasil. Em 2023, o IEPS Data, projeto lançado em 2022, ganhou novos dados e indicadores e um novo projeto que pode ser crucial para o amadurecimento da regionalização da saúde brasileira: o FluxSUS. Além disso, a equipe ampliou a produção de pesquisas com os Boletins IEPS Data e internacionalizou sua atuação com a participação em importantes espaços acadêmicos na Colômbia e na África do Sul.

Confira todos os detalhes da atuação do IEPS em 2023 no Relatório Anual de 2023