IEPS e Cactus apresentam evidências ao Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fachada do Ministério da Saúde na Esplanada dos Ministérios. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Ouça o texto

As equipes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto Cactus se reuniram virtualmente na tarde desta segunda-feira (10/04) com Sônia Barros, diretora do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A reunião teve o objetivo de apresentar as pesquisas e o trabalho de ambas as instituições, que se colocaram à disposição para apoiar e fortalecer o governo federal na promoção das políticas de Saúde Mental.

Dayana Rosa, especialista em Saúde Mental do IEPS, explicou a atuação da instituição. “Fazemos um trabalho de pesquisa e qualificação da opinião pública a partir dos nossos projetos, gerando informação e monitoramento das políticas de saúde”. Luciana Barrancos, diretora do Instituto Cactus, reforçou a possibilidade de iniciativas em conjunto. “Como sociedade civil, estamos aqui para contribuir com o debate e promover melhores políticas, melhor acesso e melhor saúde mental”, concluiu.

IEPS e Cactus apresentam evidências ao Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde

Diálogos abertos

Sônia Barros relembrou os “ataques” que as políticas de Saúde Mental tiveram nos últimos seis anos. “Tivemos perdas substanciais”. Segundo ela, o custeio dos Centros de Assistência Psicossocial (Caps) está sem reajuste desde 2011. “Isso significa menos trabalhadores, menos recursos”. Ao mesmo tempo, Barros defendeu um trabalho interministerial para garantir que as políticas de Saúde Mental estejam articuladas com outras áreas do governo e sejam capazes de gerar qualidade de vida para a população. 

Conheça o Diagnóstico de Saúde Mental da Agenda Mais SUS (IEPS, Umane e Cactus)

Conheça a publicação Caminhos em Saúde Mental (Cactus e Veredas)

A diretora Sônia Barros se colocou disponível para novas reuniões envolvendo as instituições e a equipe técnica da área no Ministério da Saúde. Também participaram do encontro Bruno Ziller, coordenador de projetos do Cactus, Maria Fernanda Quartiero, diretora presidente do Cactus, e Rebeca Freitas, diretora de relações institucionais do IEPS.

Palavras-Chaves