IEPS e Governo de Pernambuco firmam parceria para reduzir filas de espera por atendimentos ambulatoriais especializados
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), firmaram, na última terça-feira (17/10), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para apoiar as ações do Programa Cuida Pernambuco. A parceria é desenvolvida no escopo do programa TechSUS do IEPS e pretende reduzir as filas de espera para consultas e exames no nível ambulatorial especializado no estado. 

Maria Letícia Machado, gerente do programa TechSUS, destaca que, ao contribuir com a redução das filas de espera, a parceria pretende fortalecer os mecanismos de governança regional do SUS no estado. “Além de enfrentar o desafio de eliminar as longas filas de espera, é fundamental que o sistema de saúde seja resolutivo e assegure que essas filas não voltem a crescer em demasia. Para isso, é preciso implementar estratégias sustentáveis que promovam acesso com qualidade. Acreditamos que o uso de tecnologias da informação e comunicação pode ser um grande aliado no sentido de reduzir assimetrias de informação em saúde“, enfatizou.  

Equipe do IEPS com representantes do Governo de Pernambuco durante cerimônia simbólica de assinatura do ACT, na segunda-feira (23/10). Da esquerda para direita: Letícia Machado, Arthur Aguilar, Miguel Lago, Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco e Armínio Fraga, associado fundador do IEPS. Foto: Hesíodo Góes/Secom PE

Equipe do IEPS com representantes do Governo de Pernambuco durante cerimônia simbólica de assinatura do ACT, na segunda-feira (23/10). Da esquerda para direita: Letícia Machado, Arthur Aguilar, Miguel Lago, Raquel Lyra, Governadora de Pernambuco e Armínio Fraga, associado fundador do IEPS. Foto: Hesíodo Góes/Secom PE

TechSUS: apoio técnico ao Programa Cuida Pernambuco

O Programa Cuida Pernambuco é uma estratégia estadual baseada no Programa Nacional de Redução de Filas, instituído pelo Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. A iniciativa do estado pretende reduzir as filas por exames e consultas e cirurgias eletivas, e melhorar a regulação hospitalar e ambulatorial. 

A parceria com o IEPS pretende assegurar que os usuários do Sistema único de Saúde (SUS) no estado sejam encaminhados para a atenção ambulatorial especializada de forma oportuna e com o mínimo de deslocamento possível. O foco está nas cidadãs e cidadãos cujas possibilidades de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) foram esgotadas. A colaboração pretende garantir a integralidade das Redes de Atenção à Saúde e a continuidade do cuidado, garantindo a qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população.

O plano de trabalho da parceria prevê intervenções capazes de aumentar a eficiência da regulação, por meio da construção de diretrizes padronizadas e aprimoradas, e a sugestão de melhorias no sistema informatizado de regulação do estado, com o objetivo de qualificar a Central de Marcação de Consultas Especializadas. Além disso, o projeto prevê a elaboração de protótipos de soluções tecnológicas para permitir a interação digital com os usuários e reduzir faltas ou atrasos no atendimento.

O projeto pretende produzir análises sobre os fluxos assistenciais intra e inter-regiões de saúde com foco em apoiar a regionalização no estado e a revisão da oferta dos serviços de saúde especializados, em cada unidade, de acordo com as características do território; e a cocriação de serviços de saúde remotos e interconsultas com APS para ampliar a resolutividade e evitar deslocamentos desnecessários.

Início das atividades do IEPS em Pernambuco

Entre os dias 16 e 23 de outubro, a equipe do IEPS esteve em agenda presencial em Pernambuco para a condução de reuniões estratégicas com atores chaves. Na última quarta-feira (18/10) foi realizada a primeira oficina da parceria com os profissionais da Gerência de Regulação Ambulatorial do estado. O objetivo foi mapear os processos de trabalho da equipe, desde a entrada do usuário na Atenção Primária até o atendimento no serviço especializado. 

Oficina do IEPS com profissionais da Gerência de Regulação Ambulatorial de Pernambuco. Foto: Maíra Arrais/Secom SES-PE

Oficina do IEPS com profissionais da Gerência de Regulação Ambulatorial de Pernambuco. Foto: Maíra Arrais/Secom SES-PE

A atividade buscou identificar os possíveis gargalos da regulação, em termos de processos, protocolos e tecnologias utilizadas. A partir das discussões realizadas na oficina serão delimitadas ações de melhoria da Central de Marcação de Consultas Especializadas, incluindo a prototipação de soluções digitais para permitir a interação com os usuários do SUS e reduzir faltas ou atrasos no atendimento.

A equipe do do Programa TechSUS do IEPS  também se reuniu com a Diretoria Geral de Inovação e Informatização em Saúde e a Diretoria do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco para discutir os desafios da informatização e qualificação das informações em Saúde. O encontro gerou encaminhamentos para o IEPS apoiar a revisão da política de telessaúde do estado.

Conheça o programa TechSUS, uma iniciativa do IEPS para contribuir com a transformação digital da saúde no Brasil 

Palavras-Chaves