O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Projetos Estratégicos (SEPE) e da Secretaria Estadual de Saúde (SES), firmaram, na última terça-feira (17/10), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para apoiar as ações do Programa Cuida Pernambuco. A parceria é desenvolvida no escopo do programa TechSUS do IEPS e pretende reduzir as filas de espera para consultas e exames no nível ambulatorial especializado no estado.
Maria Letícia Machado, gerente do programa TechSUS, destaca que, ao contribuir com a redução das filas de espera, a parceria pretende fortalecer os mecanismos de governança regional do SUS no estado. “Além de enfrentar o desafio de eliminar as longas filas de espera, é fundamental que o sistema de saúde seja resolutivo e assegure que essas filas não voltem a crescer em demasia. Para isso, é preciso implementar estratégias sustentáveis que promovam acesso com qualidade. Acreditamos que o uso de tecnologias da informação e comunicação pode ser um grande aliado no sentido de reduzir assimetrias de informação em saúde“, enfatizou.
TechSUS: apoio técnico ao Programa Cuida Pernambuco
O Programa Cuida Pernambuco é uma estratégia estadual baseada no Programa Nacional de Redução de Filas, instituído pelo Ministério da Saúde em fevereiro deste ano. A iniciativa do estado pretende reduzir as filas por exames e consultas e cirurgias eletivas, e melhorar a regulação hospitalar e ambulatorial.
A parceria com o IEPS pretende assegurar que os usuários do Sistema único de Saúde (SUS) no estado sejam encaminhados para a atenção ambulatorial especializada de forma oportuna e com o mínimo de deslocamento possível. O foco está nas cidadãs e cidadãos cujas possibilidades de cuidado na Atenção Primária à Saúde (APS) foram esgotadas. A colaboração pretende garantir a integralidade das Redes de Atenção à Saúde e a continuidade do cuidado, garantindo a qualidade e eficiência dos serviços de saúde oferecidos à população.
O plano de trabalho da parceria prevê intervenções capazes de aumentar a eficiência da regulação, por meio da construção de diretrizes padronizadas e aprimoradas, e a sugestão de melhorias no sistema informatizado de regulação do estado, com o objetivo de qualificar a Central de Marcação de Consultas Especializadas. Além disso, o projeto prevê a elaboração de protótipos de soluções tecnológicas para permitir a interação digital com os usuários e reduzir faltas ou atrasos no atendimento.
O projeto pretende produzir análises sobre os fluxos assistenciais intra e inter-regiões de saúde com foco em apoiar a regionalização no estado e a revisão da oferta dos serviços de saúde especializados, em cada unidade, de acordo com as características do território; e a cocriação de serviços de saúde remotos e interconsultas com APS para ampliar a resolutividade e evitar deslocamentos desnecessários.
Início das atividades do IEPS em Pernambuco
Entre os dias 16 e 23 de outubro, a equipe do IEPS esteve em agenda presencial em Pernambuco para a condução de reuniões estratégicas com atores chaves. Na última quarta-feira (18/10) foi realizada a primeira oficina da parceria com os profissionais da Gerência de Regulação Ambulatorial do estado. O objetivo foi mapear os processos de trabalho da equipe, desde a entrada do usuário na Atenção Primária até o atendimento no serviço especializado.
A atividade buscou identificar os possíveis gargalos da regulação, em termos de processos, protocolos e tecnologias utilizadas. A partir das discussões realizadas na oficina serão delimitadas ações de melhoria da Central de Marcação de Consultas Especializadas, incluindo a prototipação de soluções digitais para permitir a interação com os usuários do SUS e reduzir faltas ou atrasos no atendimento.
A equipe do do Programa TechSUS do IEPS também se reuniu com a Diretoria Geral de Inovação e Informatização em Saúde e a Diretoria do Núcleo Estadual de Telessaúde de Pernambuco para discutir os desafios da informatização e qualificação das informações em Saúde. O encontro gerou encaminhamentos para o IEPS apoiar a revisão da política de telessaúde do estado.