IEPS vai à África do Sul para congressos internacionais sobre economia da saúde
Delegações do Brasil, Indonésia, Índia, África do Sul e Inglaterra no HFACT Inception Meeting. Foto: Divulgação/HFACT
Delegações do Brasil, Indonésia, Índia, África do Sul e Inglaterra no HFACT Inception Meeting. Foto: Divulgação/HFACT
Ouça o texto

Uma delegação do IEPS esteve na África do Sul entre os dias 04 e 13 de Julho para participar de eventos internacionais dedicados ao debate sobre economia da saúde, o HFACT Inception Meeting e o IHEA’s 15th World Congress. Os eventos promoveram intercâmbio entre pesquisadores e instituições de pesquisa de várias partes do mundo, abrindo espaço para a apresentação de pesquisas científicas e a discussão do impacto dessas descobertas para as políticas e práticas de saúde. 

Para Rony Coelho, pesquisador do IEPS que esteve nos eventos, a participação em congressos internacionais fortalece a diversidade e o diálogo com outros pesquisadores. “Discutimos sobre os determinantes sociais da saúde, as desigualdades, questões de financiamento e tantos outros temas que vêm sendo trabalhados pelo IEPS. Essas vivências permitem o contato com pesquisadores experientes em nosso campo, além de contribuírem para suprir a lacuna da baixa representatividade de pesquisadores latino-americanos em eventos desse tipo”, afirma. Rudi Rocha, diretor de pesquisa, Maria Cristina Franceschini, coordenadora de gestão, e Frederica Padilha, bolsista de pós-doutorado, também integraram a delegação do instituto. 

Sistema de saúde brasileiro no HFACT Inception Meeting

O HFACT Inception Meeting foi o encontro inicial de um programa de pesquisa construído de forma colaborativa entre instituições de diversos países, como Brasil, Índia, Indonésia, África do Sul e Inglaterra. Pesquisadores do IEPS, em colaboração com  pesquisadores da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), apresentaram um panorama sobre o sistema de saúde brasileiro.

Rudi Rocha apresentou o  paper The Effect of Large-Scale Doctors’ Turnover on Health Care in Low- and Middle-Income Countries – Quasi-Experimental Evidence from Brazil, sobre a saída dos médicos cubanos do programa Mais Médicos no Brasil, feito em parceria com Malte Becker e Stefan Sliwa, que foram pesquisadores visitantes do IEPS em 2022 e Thomas Hone, pesquisador parceiro. 

IEPS vai à África do Sul para congressos internacionais sobre economia da saúde
Delegações do Brasil, Indonésia, Índia, África do Sul e Inglaterra no HFACT Inception Meeting. Foto: Divulgação/HFACT

A equipe do IEPS apresentou também ideias para contribuir com o programa, como a criação de um observatório internacional de reformas de sistemas de saúde e a construção de modelos para disseminação de dados em saúde, tal qual o IEPS promove através do IEPS Data

O HFACTHealth Financing for Universal Health Care in Challenging Times: Leaving No-one Behind é uma iniciativa com o objetivo de fortalecer a capacidade dos países envolvidos em alcançar a cobertura universal de saúde de forma sustentável e resiliente, promovendo a colaboração e o aprendizado mútuo entre os parceiros. 

IHEA’s 15th World Congress

Durante o 15th World Congress, os pesquisadores do IEPS participaram de sessões de tutoriais discutindo questões relacionadas à economia da saúde, como desigualdades em saúde e vulnerabilidades sociais. Stefan Sliwa, pesquisador visitante do IEPS em 2022, apresentou o artigo produzido em co-autoria com Rudi Rocha e outros pesquisadores do IEPS. 

IEPS vai à África do Sul para congressos internacionais sobre economia da saúde
Rudi Rocha, Stefan Sliwa, pesquisador visitante do IEPS em 2022, e Rony Coelho no IHEA’s 15th World Congress. Foto: Divulgação/IEPS

O evento é promovido pela International Health Economics Association (IHEA) e é um dos poucos fóruns globais que incluem apresentações sobre diversos aspectos da economia da saúde. O encontro contou com a presença de milhares de participantes de todo mundo.