O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane, lança no dia 5 de novembro, às 14h, na 18ª edição do Diálogos IEPS, o Guia de Políticas de Saúde: Rastreando Fatores de Risco na Atenção Primária. Nesta edição, serão apresentadas e debatidas a experiência de implantação do InovAPS em Sobral, no Ceará, referência para a elaboração do segundo volume do Guia. O evento será transmitido ao vivo no canal do IEPS no Youtube.
Dimensionar e identificar a população que apresenta fatores de risco para Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) é um desafio para as equipes de saúde. Muitos usuários não frequentam as unidades de saúde e quando frequentam tendem a não reportar ou reconhecer essas condições. Para Caio Rabelo, gestor de projetos do IEPS, qualificar o rastreamento e a identificação dos fatores de risco é uma estratégia essencial para prevenir doenças, promover a saúde e estimular estilos de vida mais saudáveis.
“Nossa atuação em Sobral e a documentação desse processo no Guia são uma contribuição relevante ao promover esse olhar ampliado para fatores de risco e a capacidade que as equipes de saúde têm de atuar neste problema de uma maneira lúdica e inovadora”, enfatizou Rabelo.
Além de Rabelo, participam do debate Letícia Reichel dos Santos, secretária de saúde de Sobral (CE); Patrícia Jaime, professora da Faculdade de Saúde Pública da USP; Paula Johns, cofundadora e diretora da ACT Promoção da Saúde; e Regilânia Parente, gerente do CSF Alto do Cristo em Sobral (CE). O evento será mediado por Jéssica Remédios, analista de políticas públicas do IEPS.
InovAPS transforma identificação de fatores de risco em Sobral
A segunda edição do Guia de Políticas de Saúde descreve a implementação do Inova Rastreio, primeira etapa do InovAPS, em Sobral. O projeto foi implementado em 2023 no município e, ainda no seu primeiro ciclo, foi capaz de aumentar em 1000% a identificação de pessoas com fatores de risco para doenças crônicas no Centro de Saúde da Família (CSF) do Alto do Cristo, unidade piloto do projeto.
O crescimento considerável foi impulsionado por alguns elementos-chave descritos no Guia, como a utilização de Nudges, empurrões comportamentais, a adesão de desafios factíveis, como o “Desafio 60/30”, narrado no documento, e o uso de tecnologias leves em parceria com as equipes de saúde.
Atualmente, o InovAPS já está em 20 CSF de Sobral, e é responsável por 75% dos atendimentos direcionados a fatores de risco no município.
Guias de Políticas de Saúde: transformação dos territórios na prática
O Guia de Políticas de Saúde é uma iniciativa da Diretoria de Políticas Públicas do IEPS, que conta com apoio da Umane, para compartilhar métodos e experiências oriundas da atuação da diretoria junto a municípios parceiros do IEPS. Os documentos apresentam as estratégias utilizadas nos territórios e oferecem recomendações práticas que podem servir de referência para gestores e profissionais de saúde de todo o país.
A primeira edição do Guia de Políticas de Saúde: Implementando Sistemas de Melhoria da Qualidade na Atenção Primária em Saúde apresentou um passo a passo para que as gestões municipais possam implementar sistemas de melhoria da qualidade na Atenção Primária. Esta edição foi elaborada a partir da experiência do Recife Monitora, uma parceria entre IEPS, a Prefeitura do Recife e a Umane que integra o Qualifica Atenção Básica.