O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – Iniciativa Brasileira de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes realizam na próxima sexta-feira (07/11), de 10h às 13h, o webinário “O papel social da escola na promoção da saúde mental”. O evento será transmitido no canal do IEPS no YouTube e é a segunda aula aberta do curso Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas, promovido pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE).
O webinário vai discutir a centralidade da escola como espaço de proteção, convivência e construção de vínculos, refletindo sobre os desafios enfrentados diante de desigualdades, violências e precarização. O debate também aborda a corresponsabilidade do Estado, das famílias e da sociedade na valorização do papel social da escola e na promoção da saúde mental de crianças, adolescentes e educadores.
Participam do encontro Marcelo Kimati, psiquiatra e diretor do Departamento de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da SAES/MS; Alexsandro do Nascimento, diretor de políticas e diretrizes da educação integral básica; Stéphanie Maximiano, psicóloga e analista em gestão educacional da Secretaria de Educação de Pernambuco; Carlos Ramos, jovem indígena e LGBT+ e membro do Juntô Jovem; e Irene Silva, psicóloga, mestre pela Universidade de Sussex e consultora de Programas Educacionais e Psicossociais do Juntô – Iniciativa Brasileira de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes.
Articulação intersetorial para promoção da saúde mental docente
A primeira aula aberta do curso, realizada no 10 de outubro, debateu a saúde mental de professoras e professores e colocou no centro do debate a importância da articulação intersetorial para promoção da saúde mental docente. O webinário “Saúde Mental dos Professores” está disponível no canal do IEPS no Youtube e pode ser acessado aqui.
- Confira os destaques no webinário aqui
 
O evento contou com a participação de Lilian Souza, professora da graduação e pós-graduação em Serviço Social na UFRJ, José Ivaldo Lima Junior, do Núcleo de Atenção so Servidor, e Raquel Souza Lobo Guzzo, professora da PUC-Minas e conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia como referência no campo da Psicologia Escolar e Educacional.
Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas
O curso começou no início de setembro e desde então já teve aulas sobre a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas, o cenário da saúde mental em Pernambuco e no mundo e as estratégias de transformação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em saúde mental. A programação do curso inclui ainda mais uma aula aberta com transmissão ao vivo no canal do IEPS no YouTube.
Webinário “A importância do protagonismo juvenil nas políticas públicas de saúde mental”, no dia 28 de novembro, às 10h.
Confira a programação e a emenda de cada aula aqui
O curso é promovido pela Unidade de Atenção Psicossocial às Escolas (UAPSE), por meio do Projeto EntreLaços, em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – uma iniciativa do Global Center da Fundação Stavros Niarchos (SNF) para a saúde mental de crianças e adolescentes no Child Mind Institute (CMI), e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa é um dos desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2024 entre a SEE-PE e o IEPS.