Programa de Pesquisadores Visitantes e Estágios
Foto: Divulgação/IEPS
Foto: Divulgação/IEPS

O IEPS busca consolidar a sua vocação como hub de pesquisa ao apoiar pesquisas desenvolvidas por nossos colaboradores por meio de bolsas de pesquisa, do seu programa de visitas e de estágios acadêmicos e através de trocas com pesquisadores visitantes de diversas partes do mundo.

 

Pesquisadores Visitantes

O IEPS convida pesquisadores visitantes com atuação nas áreas de Economia da Saúde, Econometria Aplicada, Ciência Política, Políticas Públicas, Saúde Pública, Epidemiologia, Demografia e afins para desenvolverem projetos de interesse mútuo durante período determinado. As oportunidades desta modalidade não são remuneradas.

No IEPS, o pesquisador terá acesso a recursos de pesquisa (dados, recursos computacionais etc.), participará de um ciclo de seminários acadêmicos e demais atividades internas do Instituto. Poderá também colaborar diretamente com a equipe de pesquisa da casa em projetos científicos. Tudo isso, sob supervisão do Prof. Rudi Rocha, Diretor de Pesquisas do IEPS e Professor Associado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP).

Alguns dos projetos já desenvolvidos neste programa incluem: vinculação (linkage) de registros para pesquisa sobre saúde materna e infantil; investigação de incentivos e desafios eleitorais em investimentos de longo prazo na rede de atenção básica no Brasil; análise dos efeitos da saída dos médicos cubanos do Programa Mais Médicos sobre a atenção primária à saúde, entre outros.

Inscrições

Interessadas(os) podem se candidatar a qualquer momento, mediante os seguintes critérios:

Requisitos necessários

  • Estar matriculada(o) em um programa de pós-graduação (mestrado acadêmico ou doutorado) nas áreas de Economia da Saúde, Econometria Aplicada, Ciência Política, Políticas Públicas, Saúde Pública, Epidemiologia, Demografia e afins. Candidaturas de pessoas já formadas serão analisadas caso a caso;
  • Experiência na manipulação de microdados utilizando R, Stata, Python ou outras linguagens de programação;
  • Alguma proficiência em análises estatísticas e/ou econométricas.

Documentos para inscrição

  1. Projeto de pesquisa de até 2 páginas, com cronograma de trabalho;
  2. Carta de intenção constando período estimado de visitação;
  3. Curriculum vitae e duas referências acadêmicas (nome, afiliação e e-mail).

Inscrições e demais dúvidas devem ser encaminhadas a contato@ieps.org.br.

 


Estágios de verão

Como parte das suas ações de internacionalização, o IEPS trabalha com universidades parceiras estrangeiras para ofertar vagas de estágio de curta duração não-remunerado a estudantes de mestrado ou doutorado nas áreas de Economia, Ciência Política, Políticas Públicas, Saúde Pública, Saúde Coletiva e Epidemiologia para realizar pesquisas e implementar projetos que tenham como objetivo melhorar as políticas de saúde no Brasil.

Anualmente, são selecionadas(os) candidatas(os) para desenvolver trabalhos por um período de 10 a 14 semanas, entre maio e agosto – o verão no hemisfério Norte. As(os) estudantes são inseridas(os) em projetos em andamento do IEPS, contribuindo com sua expertise e fortalecendo suas capacidades em pesquisa, a partir da interação com a equipe do Instituto, colaboradores e parceiros.

Entre os projetos já desenvolvidos neste programa, encontram-se: elaboração de um plano estratégico para expandir a presença global da instituição; suporte na elaboração e definição de indicadores para a construção de um índice de desenvolvimento da Atenção Básica no Brasil; mapeamento do setor da saúde privada no Brasil; qualificação dos sistemas de informação da APS no SUS; internacionalização do portal IEPS Data; e desenvolvimento de pesquisa que explora a relação entre violência doméstica, gênero e saúde mental.

Oportunidades

Não há vagas abertas no momento.

 


 

Estágios

A fim de incentivar a formação de novas(os) pesquisadoras(es), o IEPS realiza a abertura periódica de vagas de estágio, buscando estudantes de graduação interessadas(os) em atuar na área de pesquisa acadêmica.

No IEPS, a(o) estagiária(o) tem contato com diversos aspectos da vida de pesquisador(a), e aprende a realizar atividades como limpeza e organização de microdados; pesquisa em bancos de dados como Datasus; elaboração de estatísticas descritivas e gráficos; desenvolvimento de relatórios; revisões de literatura; e apoio a pesquisadores em análises voltadas a políticas públicas em saúde.

A seleção é feita por meio de edital divulgado no site e nas redes do IEPS, conforme a disponibilidade de vagas.

Oportunidades

Acompanhe os processos seletivos em Trabalhe Conosco