Se mirar estados, Planalto pode pagar
Ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo Filho. Foto: Pedro França/Agência Senado
Ex-secretário de Saúde do Distrito Federal, Francisco Araújo Filho. Foto: Pedro França/Agência Senado

Nota Técnica do IEPS documentou a aceleração de óbitos ocorrida no primeiro trimestre de 2021. Pelo documento é possível verificar que estados cujos governadores são considerados alinhados ao governo federal ultrapassaram em janeiro de 2021 os óbitos totais dos estados cujas gestões não são consideradas alinhadas — em óbitos por 100 mil habitantes. No quesito distanciamento social, quanto maior o apoio a Jair Bolsonaro, menor o índice de distanciamento no respectivo estado. O estudo também mostra as regiões Sul e Nordeste em situações distintas: municípios do Nordeste apresentaram em março de 2021 níveis de distanciamento social mais elevado, em relação a antes da pandemia, enquanto os do Sul registraram níveis mais baixos, assim como os do Sudeste. Esses resultados confirmam aqueles já encontrados em pesquisa realizada sobre os primeiros meses da pandemia em 2020 por Ajzenman et al. (2021), que recebeu o prêmio de melhor paper de 2020 pela Sociedade Brasileira de Econometria.

Se de fato a CPI passar a investigar a responsabilidade de prefeitos e governadores, pode ser maior o risco de incriminar ainda mais o presidente Jair Bolsonaro.

Leia o artigo completo do diretor executivo do IEPS, Miguel Lago, na coluna “A hora da ciência na CPI”, no site do jornal “O Globo”.