IEPS e Juntô realizam webinário sobre saúde mental docente
Foto: Pedro Menezes/SEE-PE
Foto: Pedro Menezes/SEE-PE
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – Iniciativa Brasileira de Saúde Mental de Crianças e Adolescentes realizam, no dia 10 de outubro, das 10h às 13h, o webinário “Saúde mental de professores”. O evento será transmitido no canal do IEPS no YouTube e é a primeira aula aberta do curso “Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas”, organizado pela Secretaria de Educação de Pernambuco (SEE-PE) e voltado para os profissionais dos Núcleos de Atenção Psicossocial nas Escolas (NAPSES) e do Comitê Intersetorial do Sistema Estadual de Atenção Psicossocial nas Escolas do estado de Pernambuco.

O webinário parte da premissa de que a saúde mental dos professores é uma dimensão central para a qualidade da educação e do cuidado com a comunidade escolar e vai discutir as principais causas e manifestações do adoecimento mental docente, além de apresentar estratégias institucionais de cuidado com os educadores, como grupos de apoio, espaços de escuta qualificada e redes de acolhimento. 

Painelistas

Participam do evento  Lilian Souza, professora da graduação e pós-graduação em Serviço Social na UFRJ, José Ivaldo Lima Junior, do Núcleo de Atenção so Servidor, e Raquel Souza Lobo Guzzo, professora da PUC-Minas e conselheira do XIX Plenário do Conselho Federal de Psicologia como referência no campo da Psicologia Escolar e Educacional.

Da Lei à Prática: Como Implementar a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas

O curso começou no início de setembro e desde então já teve aulas sobre a Política Nacional de Saúde Mental nas Escolas e os marcos legais que a sustentam, como a Lei n. 13.935/2019 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), sobre o cenário da saúde mental em Pernambuco e no mundo e as estratégias de transformação, monitoramento e avaliação de políticas públicas em saúde mental.

Além da aula aberta prevista para o dia 10 de outubro, a programação do curso inclui ainda mais duas aulas abertas com transmissão ao vivo no canal do IEPS no YouTube.

  • Webinário “O papel social da escola na promoção de saúde mental”, no dia 7 novembro, às 10h
  • Webinário “A importância do protagonismo juvenil nas políticas públicas de saúde mental”, no dia 28 de novembro, às 10h

Confira a programação e a emenda de cada aula aqui

O curso é promovido pela Unidade de Atenção Psicossocial às Escolas (UAPSE), por meio do Projeto EntreLaços, em parceria com o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e o Juntô – uma iniciativa do Global Center da Fundação Stavros Niarchos (SNF) para a saúde mental de crianças e adolescentes no Child Mind Institute (CMI), e com o apoio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa é um dos desdobramentos do Acordo de Cooperação Técnica assinado em 2024 entre a SEE-PE e o IEPS.