O Arquipélago: Medicina/UEPA em Ação no Marajó é um projeto criado pelo Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em uma parceria inédita com a Universidade do Estado do Pará e com a Prefeitura de Soure, para fortalecer, por meio de uma estratégia combinada entre saúde e educação, a Atenção Primária do município de Soure, na Ilha de Marajó, com foco na provisão, atração e fixação de profissionais de saúde.

Unidade de Saúde em Soure. Foto: Aryanne Almeida/IEPS
O projeto propõe uma jornada para os estudantes de Medicina da UEPA, que prevê etapas de formação e atuação no território marajoara. A premissa do Arquipélago é que o contato com a realidade local fortalece o vínculo, o engajamento dos estudantes na saúde nos territórios de difícil acesso e a formação de profissionais de medicina preparados para atuar como agentes de transformação social em contexto de vulnerabilidade e iniquidade em saúde.
A jornada do estudante no projeto Arquipélago é composta por três fases:
- Pré-jornada – Encontros preparatórios abordam desde o conhecimento sobre o SUS Amazônico e o sistema de saúde de Soure até temas como ética médica, diversidade, letramento racial, segurança no trabalho e responsabilidades do estudante no campo. Também são apresentadas as atividades práticas e o funcionamento da rede de saúde local.
- Jornada – Durante a atuação em Soure, os estudantes realizam consultas supervisionadas na Atenção Primária, visitas domiciliares com agentes comunitários de saúde, ações de educação em saúde, telemedicina com suporte da UEPA, campanhas de imunização e rastreamento de câncer no colo do útero. A prática é acompanhada por avaliações presenciais e registros diários em portfólios reflexivos.
- Pós-jornada – A experiência é concluída com o compartilhamento das experiências dos alunos e a realização de uma cerimônia de certificação, que marca o reconhecimento do percurso formativo e da parceria entre as instituições envolvidas.
O Arquipélago conta ainda com o financiamento do Instituto Arapyaú e acompanhamento da Uma Concertação pela Amazônia e é mais uma iniciativa do IEPS que reflete o compromisso institucional de contribuir com a melhoria do acesso e da resolutividade da saúde na Amazônia Legal.