Monitoramento das Políticas de Saúde
Foto: Janaína Pepeu/IEPS
Foto: Janaína Pepeu/IEPS
Ouça o texto

Os poderes Executivo e Legislativo exercem um papel central na formulação, implementação e alocação de recursos para as políticas de saúde, que impactam diretamente a qualidade de vida e o bem-estar da população. Monitorar e fiscalizar a proposição e implementação dessas políticas é fundamental para garantir a qualidade, equidade e efetividade dos serviços de saúde para a população brasileira.

O projeto de Monitoramento de Políticas de Saúde do IEPS acompanha o processo de elaboração, implementação e gestão das políticas públicas de saúde em todas as suas fases, dentro do contexto de atuação dos Poderes Executivo e Legislativo Federais. Além disso, contribui para a incidência política nos dois poderes, propondo e qualificando projetos de lei e normas infralegais, com um foco especial nas temáticas prioritárias do IEPS (atenção primária à saúde, regionalização, enfrentamento às doenças crônicas não-transmissíveis, promoção da saúde, saúde mental, saúde suplementar e tecnologia e saúde).

Frentes de trabalho

As frentes de trabalho geram informações que fundamentam a elaboração de artigos de opinião, notas técnicas, minutas de projetos de lei, emendas às propostas legislativas e outros produtos relacionados à incidência política sobre assuntos de interesse. As frentes são:

  1. Monitoramento de temas prioritários e da conjuntura política
  2. Produção técnica para incidência política e qualificação do debate público sobre saúde no Brasil
  3. Mapeamento, monitoramento e manutenção de relacionamentos com atores-chave do sistema de saúde brasileiro

Produtos de pesquisa

Nota Técnica n. 25 – Doenças Crônicas e Seus Fatores de Risco e Proteção: Tendências Recentes no Vigitel

Repercussão

VIGITEL 2021

Monitoramento das Políticas de Saúde

A falta de transparência do Executivo pode agravar nosso quadro sanitário

Artigo de opinião coautorado por Miguel Lago, Arthur Aguillar e Rebeca Freitas publicado no site Congresso em Foco, 10/10/2021

Monitoramento das Políticas de Saúde

Políticas de saúde à deriva: a importância do Vigitel em 2021, escrevem Aguillar e Freitas

Artigo de opinião coautorado por Arthur Aguillar e Rebeca Freitas publicado no site Poder360, 18/10/2021

Monitoramento das Políticas de Saúde

Participação do Diretor de Políticas Públicas, Arthur Aguillar, em Audiência Pública na Câmara dos Deputados, com o objetivo de firmar compromissos em torno da realização e divulgação do Vigitel, 19/10/2021

Projeto de Lei nº 1.662/2019