O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Umane vão realizar no dia 8 de dezembro, às 15h, o Diálogos IEPS: O que falta para o Brasil universalizar a Estratégia de Saúde da Família? O debate virtual será transmitido ao vivo pelo Youtube do IEPS. A iniciativa integra as ações da Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil, iniciativa do IEPS e da Umane.
Em novembro, o Estudo Institucional nº 8: Estimativa de Recursos Necessários para Ampliação da Estratégia Saúde da Família, realizado pelo IEPS e Umane, veio a público revelando dados inéditos que podem fortalecer a Estratégia de Saúde da Família (ESF), um dos principais programas do Sistema Único de Saúde (SUS).
A análise oferece subsídios com viabilidade técnica, política e orçamentária, para o próximo presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e para o(a) próximo(a) Ministro(a) da Saúde.
Participarão do debate Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Roberto Tapia, representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas); Ana Pimentel (PT), deputada federal por Minas Gerais; e Diogo Damarchi, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems); Renato Tasca, consultor de políticas de saúde do IEPS; Manuel Faria, analista de políticas públicas do IEPS. O Diálogos IEPS será mediado por Ricardo Gandour, do IEPS.
O debate é um dos produtos da Agenda Mais SUS, projeto lançado em julho de 2022, apontando seis caminhos para fortalecimento do SUS, além de diagnósticos e outros documentos a partir de indicadores e análises discutidos por cerca de um ano por mais de 70 pesquisadores. Saiba mais em: www.agendamaissus.org.br.
Quando: 8 de dezembro (quinta-feira), às 15h
Onde: Youtube do IEPS
Deputada Federal (PT-MG)
Assessor Técnico do Conasems
Secretário Executivo do CONASS
Analista de Políticas Públicas do IEPS
Pesquisador da FGVsaúde e consultor do IEPS
Representante da Opas/OMS