O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) contribuiu com a elaboração da metodologia para a construção dos Planos de Ação de Transformação para a Saúde Digital do estado de Mato Grosso do Sul (MS) — aprovados pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) no dia 13 de março. Os planos são parte essencial para implementação do Programa SUS Digital, do Governo Federal, no estado.
A construção dos planos foi conduzida de forma colaborativa pela equipe responsável pelo programa Redes (Regionalização, Desenvolvimento e Saúde), junto com gestores municipais e estaduais, a Secretaria de Saúde do Estado e representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso do Sul (COSEMS-MS). Para Arthur Aguillar, diretor de políticas públicas do IEPS, a aprovação dos planos é um passo fundamental para fortalecer a modernização do SUS.
“Apoiamos o estado garantindo que os planos de saúde digital fossem baseados em evidências, construídos em diálogo com quem atua no território e alinhados às diretrizes nacionais do Programa SUS Digital. A validação dos PA Saúde Digital é um marco importante para fortalecer a transformação digital da saúde no Mato Grosso do Sul e reforça o impacto do programa Redes no fortalecimento da saúde pública brasileira”, afirma.
Construção dos Planos de Ação de Saúde Digital do MS
A partir dos resultados do Diagnóstico Situacional e na aplicação do Índice Nacional de Maturidade em Saúde Digital (INMSD), elaborados pelo estado de Mato Grosso do Sul, o IEPS desenvolveu uma metodologia de oficinas interativas para apoiar a formulação do PA Saúde Digital.
As oficinas foram realizadas entre os dias 17 e 18 de fevereiro de 2025 e contaram com a participação de mais de 90 gestores, incluindo secretários municipais de saúde, representantes dos municípios e do COSEMS-MS. Para Beatriz Almeida, analista de políticas públicas do IEPS, as discussões proporcionaram diálogos sobre os planos, refletindo necessidades dos territórios e permitindo um melhor andamento e alinhamento das ações.
“A presença de lideranças e de representantes dos municípios do estado nas oficinas reforçaram o compromisso coletivo com a transformação digital da saúde no estado. Nossa expectativa é que os Planos de Ação contribuam para melhorar a interoperabilidade dos sistemas de saúde, modernizar a infraestrutura tecnológica das unidades e ampliar os serviços de telemedicina e telessaúde, facilitando o acesso da população ao SUS”, destaca.

Laíla Silva, apoiadora regional do programa Saúde Digital do Ministério da Saúde; Márcia Tomasi, Superintendente de Saúde Digital da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS); Agatha Eleone, analista de Políticas Públicas do IEPS; Crhistinne Maymone, Secretária-adjunta da SES-MS; Beatriz Almeida, analista de Políticas Públicas do IEPS e Waldeir Sanches, gerente de instrumentos de planejamento para gestão do SUS da SES-MS, durante oficinas para construção dos Planos de Saúde Digital. Foto: Divulgação/IEPS
A mesa de abertura da oficina foi composta por Maurício Simões, secretário de saúde do Mato Grosso do Sul; Josiane Oliveira Silva Corrêa, presidente do COSEMS-MS e secretária de saúde de Deodápolis; Vinício de Faria e Andrade, vice-presidente do COSEMS-MS e secretário de saúde de Itaporã; Márcia Tomasi, superintendente de saúde digital da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul (SES-MS); Maria Aparecida da Silva, representante da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI), substituindo Ana Estela Haddad.
Metodologia das oficinas
As oficinas foram projetadas para garantir um processo estruturado e participativo, permitindo que gestores estaduais e municipais definissem ações concretas, metas estratégicas e indicadores de monitoramento alinhados às diretrizes do Programa SUS Digital. O método adotado seguiu três etapas principais:
- Com base nos resultados do diagnóstico situacional e de maturidade digital elaborados pelo estado, os participantes analisaram os principais problemas e oportunidades relacionados à transformação digital do SUS, relacionados à infraestrutura, processos, capacitação profissional e interoperabilidade.
- A partir dos desafios mapeados, os gestores construíram ações estratégicas para superar os entraves identificados, respeitando a realidade de cada macrorregião e estruturados seguindo os três eixos do Programa SUS Digital.
- As ações foram transformadas em metas claras e mensuráveis, utilizando a abordagem SMART (específicas, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais). Para cada meta, foram estabelecidos indicadores de desempenho, permitindo o monitoramento contínuo da implementação e a avaliação do impacto das iniciativas.

Oficinas para construção de Planos de Saúde Digital conduzidas pela equipe do IEPS com gestores estaduais e municipais do Mato Grosso do Sul (MS). Foto: Divulgação/IEPS
Redes (Regionalização, Desenvolvimento e Saúde) no Mato Grosso do Sul
A parceria entre IEPS e Mato Grosso do Sul foi formalizada por meio de um Acordo de Cooperação Técnica em agosto de 2024. Por meio do programa Redes (Regionalização, Desenvolvimento e Saúde), o IEPS já atuou no Redesenho das Regiões de Saúde do estado, no desenvolvimento de metodologias para construção do Planejamento Regional Integrado (PRI) e na elaboração de Notas Técnicas e outras evidências que servem como fundamentação metodológica e apoiam a tomada de decisões da Secretaria de Saúde do estado.