Representantes do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e do Instituto Cactus entregaram para integrantes do Legislativo e do Executivo Federal a cartilha “10 Ações de políticas públicas para saúde mental de meninas e mulheres”, nesta quarta-feira (8/11) durante agendas presenciais em Brasília. O documento será lançado na próxima terça-feira (14), na 15ª edição do Diálogos IEPS.
Josilene Santos, coordenadora-geral de saúde integral, Sandra Barwinski, coordenadora-geral de educação para igualdade de gênero, ambas do Ministério das Mulheres, e Iza Arruda (MDB/PE), deputada e Coordenadora Adjunta da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, receberam o documento.
Além da cartilha sobre meninas e mulheres, as organizações apresentaram o documento “10 ações para políticas de Saúde Mental nas escolas”, lançado em abril deste ano com evidências e propostas para o cuidado em saúde mental de crianças e adolescentes e toda a comunidade escolar. As produções fazem parte das ações do projeto de Advocacy para políticas de Saúde Mental, uma iniciativa do IEPS criada para qualificar o debate, diminuir os estigmas relacionados à saúde mental, articular instituições governamentais e organizações em torno do tema e influenciar as agendas legislativas e governamentais para a formulação de políticas públicas para área.
Lançamento no Diálogos IEPS #15
A cartilha “10 Ações de políticas públicas para saúde mental de meninas e mulheres” será lançada na próxima terça-feira (14), às 13h, na 15ª edição do Diálogos IEPS. O evento será transmitido ao vivo no canal do IEPS no Youtube.
O documento reúne um mapeamento das evidências sobre o adoecimento mental de meninas e mulheres, de programas e leis e recomenda ações para fortalecer as políticas públicas de saúde mental para essa população.