O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) estreou nesta segunda-feira (29/04) a coluna TechSUS no JOTA, um dos principais jornais digitais do país especializado na cobertura das instituições públicas brasileiras. Na coluna serão publicados artigos de opinião sobre os principais desafios da saúde digital no Brasil a partir da experiência e das reflexões produzidas no programa TechSUS, uma iniciativa do IEPS para contribuir, a partir de evidências científicas, com o processo da transformação digital da saúde brasileira.
Os artigos serão publicados toda última segunda-feira do mês e serão assinados por pesquisadores do IEPS e especialistas convidados. Para Maria Letícia Machado, gerente de políticas públicas do IEPS, a coluna busca contribuir com o debate público por meio de análises baseadas em evidências científicas. “Nosso objetivo é tornar acessível o conhecimento sobre saúde digital, enfocando estratégias que colocam o usuário no centro e que efetivamente beneficiam o SUS, evitando discussões que considerem a tecnologia como um objetivo em si mesma”, afirma.
Artigo de estreia discutiu a liderança brasileira no G20 e a transformação digital da saúde
No artigo de estréia, Maria Letícia Machado e Sara Tavares discutiram as prioridades para a efetivação da transformação digital do SUS tendo como ponto de partida a liderança do Brasil na Cúpula do G20. As especialistas relacionam as pautas prioritárias do encontro com os objetivos e desafios do Governo Federal para a Saúde digital, como a institucionalização de uma Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) por meio de propostas legislativas, como o Projeto de Lei n. 5875/13, analisado na Nota Técnica n. 32 do IEPS
Parceria expande divulgação de evidências para fortalecimento do SUS
A coluna TechSUS se soma a outras parcerias do IEPS com veículos de comunicação, como no blog Saúde em Público, fruto da parceria com a Folha de S. Paulo, e com o Nexo Políticas Públicas, plataforma acadêmico-jornalística do Nexo Jornal.
Esses espaços reforçam a importância de iniciativas de divulgação científica que qualifiquem o diálogo e o debate sobre as políticas de saúde no Brasil e impulsionam a defesa de um Sistema Único de Saúde (SUS) cada vez mais igualitário e fortalecido.