IEPS firma parceria com Sobral (CE) para aprimorar o cuidado a usuários com fatores de risco para hipertensão e diabetes no SUS 
IEPS firma parceria com Sobral (CE) para aprimorar o cuidado a usuários com fatores de risco para hipertensão e diabetes no SUS  Ouvir o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sobral (CE) firmaram, na última quarta-feira (12/07), um Acordo de Cooperação Técnica para execução do projeto InovaAPS, que conta com o apoio da Umane. O objetivo da parceria é aprimorar o rastreio e o manejo de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que possuem fatores de risco para Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus (DM). 

O projeto propõe a construção de estratégias de prevenção e promoção da saúde, criando, junto com o município, ferramentas e protocolos para vigilância dos fatores de risco de doenças crônicas. “Começamos hoje um projeto que trata de desafios importantes para a saúde pública brasileira. Estamos lidando com questões que criarão benefícios não só para a população de Sobral, mas também para o país”, afirma Arthur Aguilar, Diretor de Políticas Públicas do IEPS, sobre o projeto.

Evelyn Santos, Coordenadora de Projetos da Umane, mencionou o histórico do município na implementação de iniciativas inovadoras. “É uma alegria celebrar esse momento porque vemos muito potencial em Sobral. Quando falamos no município pensamos logo na potência de seus gestores e dos profissionais competentes”, diz. 

IEPS firma parceria com Sobral (CE) para aprimorar o cuidado a usuários com fatores de risco para hipertensão e diabetes no SUS 
Cerimônia on-line para assinatura do Acordo de Cooperação Técnica entre IEPS e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sobral (CE)

InovaAPS

As ações do InovaAPS são orientadas por três eixos: o Inova Rastreio, que têm o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco para HAS e DM; o Inova Manejo, que pretende qualificar o cuidado das pessoas vivendo com essas doenças; e, o Inova Prevenção, que buscará definir estratégias para promoção e prevenção a fatores de risco para HAS e DM.

Durante a etapa inicial, o Centro de Saúde da Família (CSF) Alto do Cristo, em Sobral, será o piloto para a instalação do projeto. “Acreditamos no potencial da parceria e na CSF de Alto do Cristo para fazer o InovaAPS acontecer. Temos certeza que vai ser um sucesso”, afirmou Letícia Reichel, Secretária de Saúde de Sobral, celebrando a consolidação do projeto. 

Palavras-Chaves