IEPS participa do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji
Ouça o texto

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) participa do 18º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, promovido pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (ABRAJI) entre os dias 29 de junho e 02 de julho, em São Paulo. O IEPS participa da palestra “Saúde pública no pós-pandemia: por que você não deve abandonar essa pauta?” e da oficina “Descomplicando a análise de dados de saúde dos municípios brasileiros” sobre o IEPS Data, que será realizada no Domingo de Dados, evento paralelo ao congresso e que já está em sua 5ª edição. 

A palestra está marcada para o dia 30/06, às 9h30, e irá debater a importância de manter a Saúde Pública sob os holofotes da imprensa brasileira, considerando o papel das evidências científicas e do jornalismo durante a pandemia de Covid-19. O encontro contará com a participação de Renato Tasca, consultor de políticas públicas do IEPS, Evelyn Santos, coordenadora de projetos da Umane e Carlos Orsi, editor-chefe da Revista Questão de Ciência. A mediação será de Claudia Colucci, jornalista de saúde da Folha de S. Paulo. 

Já a oficina “Descomplicando a análise de dados de saúde dos municípios brasileiros” vai apresentar as funcionalidades do IEPS Data e suas potencialidades para a cobertura jornalística da Saúde. A oficina acontece no 5º Domingo de Dados, no dia 02/07, às 16h30. 

O Congresso da ABRAJI é um dos maiores eventos de jornalismo da América Latina e promove discussões sobre temáticas sociais relevantes que impactam a imprensa, seus profissionais e a democracia como um todo. O evento será realizado de forma híbrida e as inscrições podem ser feitas no site da associação. 

Confira abaixo mais informações sobre as atividades:

Saúde pública no pós-pandemia: por que você não deve abandonar essa pauta?

Palestra | 30/06 | 09:30 – 11:00

A pandemia da Covid-19 colocou a saúde pública na ordem do dia e reafirmou o papel social do jornalismo e das evidências científicas no combate à desinformação.  A imprensa investiu em ações de checagem para combater a proliferação de notícias falsas e articulou um consórcio nacional para que a população pudesse acompanhar os números da doença no Brasil. A emergência sanitária também mostrou a potência do Sistema Único de Saúde (SUS), que enfrenta problemas crônicos de subfinanciamento. Por isso, pensar a saúde pública no pós pandemia é uma demanda importante para o jornalismo brasileiro, que não deve abandonar essa pauta. 

A palestra conta com a participação de Renato Tasca, consultor de políticas públicas do IEPS, Evelyn Santos, coordenadora de projetos da Umane e um representante da Revista Questão de Ciência. A mediação será de Claudia Colucci, jornalista de saúde da Folha de S. Paulo. 

Descomplicando a análise de dados de saúde dos municípios brasileiros

Oficina | 02/07 | 16:30 – 18:00

Apesar de muito ricos, os dados de saúde no Brasil estão dispersos em diferentes sistemas de informação do Ministério da Saúde, o que exige conhecimentos específicos sobre a interpretação e o manejo de bases de dados de diferentes sistemas do governo. Além disso, a rotina de trabalho dinâmica e acelerada dos jornalistas muitas vezes não garante tempo hábil para a análise de informações especializadas de saúde. Por isso, esta oficina apresenta as funcionalidades e potencialidades do IEPS Data, plataforma criada pelo IEPS.

O IEPS Data facilita e amplia o acesso aos dados de saúde dos 5.570 municípios brasileiros entre 2010 e 2021. Através da plataforma é possível comparar indicadores de saúde de regiões de saúde e estados, de forma que gestores, comunicadores, pesquisadores e a população em geral possam acessar e entender as informações de saúde de seus locais de interesse. 

A oficina será ministrada por Helena Arruda e Matías Mrejen, pesquisadores do IEPS, e Ana Carolina Moreno, jornalista de dados sênior da TV Globo.