O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Prefeitura do Recife, com apoio da Umane, lançaram na última quinta-feira (30), o Guia Prático Pessoas no centro: Facilitação do Acesso, Acolhimento e Processo de Trabalho. O documento é uma diretriz municipal que sistematiza um método para auxiliar as equipes de saúde na implementação de novas rotinas de acolhimento.
A construção do Guia é resultado de um piloto testado em seis Unidades de Saúde da Família da Atenção Básica do Recife e faz parte do Recife Experimenta, uma das frentes do projeto Qualifica Atenção Básica. A iniciativa propõe desenvolver inovações assistenciais e de gestão junto a rede de saúde do município, utilizando evidências científicas atualizadas.
Passo a passo para implantar rotinas de acolhimento nas unidades de saúde
O objetivo do Guia Prático é auxiliar as equipes de saúde na organização de seus processos de trabalho, organizando a oferta e a demanda de serviços para promover maior acolhimento e acesso da população às unidades de saúde da família. Para isso, a diretriz propõe um método com 4 passos a serem seguidos pelas equipes de saúde:
- Mapear o funcionamento da atual rotina de acolhimento da Unidade de Saúde da Família (USF);
- Conhecer e qualificar a demanda da(s) equipe(s) usando as ferramentas adequadas;
- Realizar análise dos dados obtidos pela(s) equipe(s) e estabelecer protocolos e intervenções para organização do fluxo de acesso;
- Conhecer os parâmetros de avaliação do Acolhimento estabelecidos pela gestão
Qualifica Atenção Básica
O Recife Experimenta é uma das 3 frentes de trabalho do projeto Qualifica Atenção Básica, realizado por meio de Acordo de Cooperação Técnica entre o IEPS e a Prefeitura de Recife, com apoio da Umane. O projeto é construído pela equipe do Laboratório de Políticas de Saúde do IEPS e tem como intuito garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica.
Além do Experimenta, o Recife Reconhece e o Recife Monitora são eixos de valorização dos profissionais de saúde e de qualificação do sistema de saúde do território.