InovAPS: 52% dos CSF do município de Sobral (CE) já aderiram ao projeto
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Ouça o texto

O InovAPS continua expandindo sua atuação na rede de saúde de Sobral, no Ceará. Em setembro, 15 novos Centros de Saúde da Família (CSF) do município aderiram ao projeto, que agora já está em 52% da rede de saúde sobralense. O projeto é uma iniciativa do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), em parceria com a Umane, para  apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

A expansão foi desenvolvida a partir de uma metodologia criada pela equipe do IEPS em conjunto com a Escola de Saúde Visconde de Sabóia (ESP-VS), ligada à Secretaria Municipal de Saúde. Nesse processo, foi realizado um sorteio balanceado dos CSFs do município, de modo a aleatorizar os grupos de tratamento e de controle e possibilitar uma avaliação de impacto e de resultados do InovAPS no município. Para Caio Rabelo, gestor de projetos do IEPS, a parceria com o município foi essencial para a expansão efetiva do projeto. 

“Contamos com o apoio indispensável das multiplicadoras Márcia Macedo, da Escola de Saúde de Sobral, e Tainá Castro, da Coordenação de Políticas, Planejamento e Avaliação em Saúde, que replicaram brilhantemente as oficinas do InovAPS para efetivar essa estratégia que promove o olhar ampliado dos profissionais da atenção primária para os fatores de risco”, afirmou Rabelo. 

Projeto induz mudanças desde o piloto 

Os 20 CSFs que já aderiram ao InovAPS  foram responsáveis por 75% dos atendimentos para fatores de risco no município. O crescimento condiz com as transformações experimentadas pelo território desde a implementação do projeto, quando, ainda em seu ciclo piloto, foi responsável por aumentar em 1000% a identificação dos fatores de risco para doenças crônicas no CSF do Alto do Cristo, primeira unidade de saúde do município a receber o projeto.

InovAPS: rastreio, manejo e prevenção de doenças crônicas

O InovaAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

A frente do projeto em Sobral, foi iniciada em julho de 2023, por meio da assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre o IEPS, Umane e a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Sobral (CE). 

As ações do InovaAPS são orientadas por três eixos: o Inova Rastreio, que têm o objetivo de identificar pessoas com fatores de risco para HAS e DM; o Inova Manejo, que pretende qualificar o cuidado das pessoas vivendo com essas doenças; e, o Inova Prevenção, que buscará definir estratégias para promoção e prevenção a fatores de risco para HAS e DM.