O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo. Nosso único objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas do setor de saúde no Brasil.

O IEPS defende a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. E que o acesso à saúde respeite o princípio da equidade, tendo o Estado Brasileiro um papel relevante, de natureza distributiva, neste processo.

Acreditamos que a melhor maneira de alcançar o nosso propósito é através de políticas públicas baseadas em evidências, desenhadas, implementadas e monitoradas de maneira transparente – sempre buscando o apoio da sociedade.

Governança

O IEPS é uma iniciativa do economista Armínio Fraga Neto, nosso Associado Fundador, e conta com um Conselho Consultivo multidisciplinar, não remunerado, cujos membros desenvolvem trabalhos em distintos âmbitos do setor: Drauzio Varella, Guilherme Frering, João Biehl, Lígia Bahia, Márcia Castro, Paulo ChapChap e Paulo Hartung. A instituição é dirigida pelo cientista político Miguel Lago, apoiado pelos economistas Rudi Rocha (Coordenador de Pesquisa) e Rodrigo Fiães (Diretor Administrativo-Financeiro).

Atuação

Inicialmente, o IEPS terá quatro eixos de atuação:

  1. Produção de pesquisa científica
  2. Formulação de propostas de políticas públicas
  3. Fortalecimento da gestão pública
  4. Promoção de uma cultura de saúde

O IEPS também se propõe a ser um espaço de encontro e articulação que facilite e estimule a) o diálogo franco sobre todos os assuntos que tem a ver com o sistema de saúde, b) a pesquisa rigorosa e c) a coerência na formulação de políticas públicas de saúde.

Equipe

Retrato de Miguel Lago

Miguel Lago

Diretor-Executivo

Cientista político formado em Sciences Po Paris, é mestre em administração pública pela mesma instituição. Fundou e presidiu a rede de mobilização Meu Rio e o Nossas, laboratório referência em civic-tech na América Latina. É professor visitante da School of International and Public Affairs da Universidade de Columbia em Nova York e da École d’Affaires Publiques de Sciences Po Paris.

Retrato de Rudi Rocha

Rudi Rocha

Coordenador de Pesquisa

Possui graduação e mestrado em economia (UFRJ) e doutorado em economia (PUC-Rio). É professor associado da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), bolsista de produtividade do CNPq, e vencedor de prêmios e grants internacionais, como o Newton Advanced Fellowship (Academia Britânica) e o Grand Challenges Explorations (Fundação Bill & Melinda Gates). É professor adjunto licenciado do IE-UFRJ (2012/2017-), foi pesquisador associado ao ESRC Research Centre on Micro-Social Change (2015-2019), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Econometria (2014-2015) e coordenador brasileiro da LACEA/IADB/World Bank/UNDP Research Network on Inequality and Poverty (2004-2008).

Retrato de Rodrigo Fiães

Rodrigo Fiães

Diretor Administrativo-Financeiro

Rodrigo Fiães é economista formado pela PUC-Rio, com mestrado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Foi sócio da Gávea Investimentos (2004-15) e trabalhou em diversas instituições, privadas e públicas, nas áreas de finanças, pesquisas econômicas e políticas públicas. A partir de 2014, tem se dedicado ao 3º setor. Em particular, participou da concepção, montagem e início de operações de duas associações civis sem fins lucrativos (Instituto Serrapilheira, IEPS) e é vice-presidente do Conselho de Administração do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

Retrato de Beatriz Rache

Beatriz Rache

Pesquisadora Economia da Saúde

Beatriz Rache trabalhou com temas de pesquisa variados, de educação superior a pequenos negócios, sempre usando a análise de dados e econometria para auxílio à tomada de decisões. Um de seus principais interesses é estudar a desigualdade de oportunidades no Brasil do ponto de vista das políticas públicas, de forma a ajudar a amenizá-la. Foi Research Associate no JPMorgan Chase Institute, um think tank em Washington DC, Economista Júnior na Gávea Investimentos, no Rio de Janeiro, e Assistente de Pesquisa no Climate Policy Initiative e na PUC-Rio. É formada em Economia pela PUC-Rio, com mestrado em Economia pela Columbia University, em Nova York.

Retrato de Letícia Nunes

Letícia Nunes

Pesquisadora Economia da Saúde

Letícia Nunes é economista e possuí mestrado e doutorado pela EPGE/FGV. Foi pesquisadora visitante da Universidade de Northwestern (Departamento de Economia) durante os anos de 2016 e 2017. Sua pesquisa concentra-se nas interseções de Economia da Saúde, Desenvolvimento Econômico e Organização Industrial.

Retrato de Helena Ciorra

Helena Ciorra

Assistente Administrativo

Formada em Letras pela Universidade de São Paulo, com ênfase em línguas orientais. Premiada duas vezes no Concurso de Ensaios de Literatura Coreana do Literature Translation Institute (LTI-Korea). Trabalha há mais de 10 anos com revisão e tradução de textos, e desde 2016 atua como assistente na área de pesquisas acadêmicas.

Retrato de Arthur Aguillar

Arthur Aguillar

Pesquisador Políticas Públicas

Economista formado pela PUC-Rio, e mestre em desenvolvimento internacional pela Harvard University, Arthur Aguillar dedica-se a fronteira entre a gestão pública e a pesquisa aplicada. Coordenou projetos de pesquisa e avaliações de impacto em saúde e educação no Brasil, Índia e Moçambique, colaborando com o JPAL, a London School of Economics e o ASER/Pratham. Foi coordenador de Projetos e Avaliação da Escola de Inovação e Políticas Públicas do Ministério da Educação, onde foi responsável por apoiar o Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste, e desenvolver programas de capacitação voltados para os governos municipais e estaduais da região.