O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária, com sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo. Nosso único objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas do setor de saúde no Brasil.

O IEPS defende a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. E que o acesso à saúde respeite o princípio da equidade, tendo o Estado Brasileiro um papel relevante, de natureza distributiva, neste processo.

Acreditamos que a melhor maneira de alcançar o nosso propósito é através de políticas públicas baseadas em evidências, desenhadas, implementadas e monitoradas de maneira transparente – sempre buscando o apoio da sociedade.

Governança

O IEPS é uma iniciativa do economista Armínio Fraga Neto, nosso Associado Fundador, e conta com um Conselho Consultivo multidisciplinar, não remunerado, cujos membros desenvolvem trabalhos em distintos âmbitos do setor: Drauzio Varella, Guilherme Frering, João Biehl, Lígia Bahia, Márcia Castro, Paulo ChapChap e Paulo Hartung. A instituição é dirigida pelo cientista político Miguel Lago, apoiado pelos economistas Rudi Rocha (Coordenador de Pesquisa) e Rodrigo Fiães (Diretor Administrativo-Financeiro).

Atuação

Inicialmente, o IEPS terá quatro eixos de atuação:

  1. Produção de pesquisa científica
  2. Formulação de propostas de políticas públicas
  3. Fortalecimento da gestão pública
  4. Promoção de uma cultura de saúde

O IEPS também se propõe a ser um espaço de encontro e articulação que facilite e estimule a) o diálogo franco sobre todos os assuntos que tem a ver com o sistema de saúde, b) a pesquisa rigorosa e c) a coerência na formulação de políticas públicas de saúde.