Dados e evidências para aprimorar as políticas para a saúde no Brasil

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) é uma organização sem fins lucrativos, independente e apartidária criada em 2019 por Arminio Fraga e com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento das políticas públicas para a saúde no Brasil.

Compromisso: contribuir para a construção de políticas públicas baseadas em dados e evidências científicas

Defendemos a ideia de que toda a população brasileira deva ter acesso à saúde de qualidade e que o uso de recursos e a regulação do sistema de saúde sejam os mais efetivos possíveis. Defendemos também que o acesso à saúde respeite o princípio da equidade, tendo o Estado Brasileiro um papel relevante e de natureza distributiva.

Acreditamos que a melhor maneira de alcançar o nosso propósito é por meio de políticas públicas baseadas em evidências, desenhadas, implementadas e monitoradas de maneira transparente – sempre buscando o apoio da sociedade.

Trabalhamos em quatro áreas:

  1. Pesquisa em economia da saúde;
  2. Priorização de políticas de saúde na agenda política brasileira;
  3. Apoio técnico para gestores e tomadores de decisão da área da saúde e suas políticas;
  4. Promoção de uma cultura de saúde no Brasil com base no ideário da promoção da saúde e prevenção de enfermidades.

Nossos projetos incluem pesquisas científicas rigorosas, a construção de agendas legislativas municipais e federal e o fortalecimento de capacidades nos sistemas locais de saúde.