Fortalecer o debate, o monitoramento e o sistema de saúde local
Foto: Janaína Pepeu/IEPS
Foto: Janaína Pepeu/IEPS

O IEPS desenvolve iniciativas em diversas áreas como saúde digital, saúde da população negra, orçamento federal da Saúde, entre outros. Todas as iniciativas são voltadas para o desenvolvimento e o fomento de pesquisas científicas, incidência política e/ou apoio técnico para gestões públicas e tomadores e tomadoras de decisão. 

Abaixo, conheça um pouco de cada projeto do IEPS em atividade e clique aqui para informações mais detalhadas. 

InovAPS

InovaAPS é um projeto criado pelo IEPS, em parceria com a Umane, para apoiar municípios no desenho e na implementação de políticas que reduzam a prevalência dos fatores de risco, como a obesidade, o sedentarismo e o tabagismo, para hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes mellitus (DM). 

Saiba mais sobre o projeto aqui

Financiamento da Cobertura Universal de Saúde em Tempos Desafiadores

Desde 2022, o IEPS atua em parceria com diversas instituições internacionais no desenvolvimento de pesquisas em quatro temas prioritários: recursos para a saúde; alocação de recursos; garantia de acesso a serviços de saúde para grupos vulneráveis; e governança e intersetorialidade.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Programa TechSUS

O Programa TechSUS é uma iniciativa do IEPS para contribuir, a partir de evidências científicas, com os processos da transformação digital da saúde no Brasil. Nos últimos anos, o debate sobre saúde e tecnologia foi alavancado por diversos fatores, como os desafios impostos pela transição epidemiológica, o envelhecimento populacional e o represamento de serviços de saúde. Problemáticas que são comuns nos diferentes sistemas de saúde do mundo.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Programa de Pesquisadores Visitantes e Estágios

O IEPS busca consolidar a sua vocação como hub de pesquisa ao apoiar pesquisas desenvolvidas por nossos colaboradores por meio de bolsas de pesquisa, do seu programa de visitas e de estágios acadêmicos e através de trocas com pesquisadores visitantes de diversas partes do mundo.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Cátedra Çarê-IEPS

A Cátedra Çarê-IEPS é um projeto em conjunto com o Instituto Çarê criado com o objetivo de produzir pesquisas e informações qualificadas sobre a saúde da população negra (SPN) no Brasil. A SPN é um campo de estudos que tem se desenvolvido e busca compreender os fatores associados às desigualdades raciais para embasar políticas públicas de promoção de condições de saúde mais igualitárias. A formação de pesquisadores e pesquisadoras negras em pesquisas sociais aplicadas e o apoio aos projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto Çarê e pelo Instituto Acaia também estão no horizonte da parceria Çarê-IEPS.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil

A Agenda Mais SUS tem o objetivo de contribuir com o debate público, junto a pesquisadores, gestores e sociedade civil, a partir de propostas concretas para o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, é por meio da Agenda que estruturamos os nossos planos de ação para que as propostas saiam do papel e se concretizem.

Saiba mais sobre o projeto aqui

Advocacy para políticas de Saúde Mental

Os principais objetivos do projeto Advocacy para políticas de Saúde Mental são:

  1. Qualificação das ações de parlamentares e gestores federais
  2. Articulação com sociedade civil
  3. Mobilização e incidência no debate público

Saiba mais sobre o projeto aqui

Monitoramento do Orçamento da Saúde

O orçamento público pode ser definido como uma bússola que aponta para quais políticas públicas o governo pretende priorizar. Tais priorizações, no entanto, mudam ao longo do tempo e no caso das políticas de saúde isso não acontece de forma diferente. Por esse motivo, é fundamental que a sociedade civil fiscalize o orçamento da saúde para que ele possa cada vez mais contribuir para o enfrentamento aos crescentes desafios da saúde pública brasileira. 

Saiba mais sobre o projeto aqui

Qualifica Atenção Básica

O projeto Qualifica Atenção Básica foi iniciado em agosto de 2022 e é fruto da parceria entre a Prefeitura do Recife e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), com o apoio da Associação Umane. A estratégia da parceria é pautada em 3 pilares: reconhecimento, monitoramento e experimentação; cujo intuito é garantir novas formas de produzir e gerenciar a saúde no âmbito da Atenção Básica. A iniciativa está estruturada em duas frentes de trabalho. A primeira consiste na criação de 3 propostas – realizadas a partir do mapeamento dos principais problemas da rede e suas respectivas causas. A segunda frente de trabalho objetiva construir uma Agenda de Fortalecimento da Atenção Básica, executada pela área de Advocacy e Relações Governamentais do IEPS.

Saiba mais sobre o projeto aqui