Desde 2022, o IEPS atua em parceria com diversas instituições internacionais no desenvolvimento de pesquisas em quatro temas prioritários: recursos para a saúde; alocação de recursos; garantia de acesso a serviços de saúde para grupos vulneráveis; e governança e intersetorialidade.
O Projeto
O projeto HFACT – Health Financing for Universal Health Care in Challenging Times: Leaving No-one Behind é um esforço colaborativo entre instituições de quatro países:
- Center for Health Economics and Policy Studies (CHEPS) da Faculdade de Saúde Pública Univeritas Indonesia
- Institute of Economic Growth (IEG)
- PRICELESS SA
- Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE)
- Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS)
E conta também com o apoio de:
- Centre for Health Economics (CHE) da Universidade de York
- Imperial College London
- National Institute for Health Research (NIHR)

O projeto integra um grupo de quatro unidades de pesquisa no Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul. O objetivo principal de cada Unidade de Pesquisa é fortalecer a capacidade dos países envolvidos para alcançar cobertura universal de saúde de forma sustentável e resiliente.
Uma cobertura universal de saúde significa que todas as pessoas têm acesso aos serviços de saúde de que precisam, quando e onde precisam, e sem dificuldades financeiras. Embora avanços tenham sido feitos rumo à cobertura universal de saúde, muitos desafios permanecem. A pandemia de COVID-19 destacou em nível global a importância socioeconômica da saúde e de uma cobertura universal.
Esta pesquisa colaborativa baseia-se diretamente no trabalho do NIHR Global Health Econometrics and Economics Group (GHE2) da Universidade de York, que se concentrou no Brasil, Indonésia e África do Sul. Na etapa atual, a Índia foi incluída como um local de pesquisa adicional. Esses quatro países de “renda média” compreendem quase dois bilhões de pessoas e 45% da população mundial vivendo em pobreza absoluta.
O objetivo a longo prazo do HFACT é o fortalecimento da capacidade no Brasil, Índia, Indonésia e África do Sul para adaptar políticas e programas de financiamento da saúde em prol de um progresso resiliente, equitativo e sustentado em direção à cobertura universal de saúde. Um foco específico será direcionado às populações pobres e vulneráveis nestes quatro países.
Quatro caminhos serão conduzidos para atingir o objetivo:
- Produção de pesquisas relevantes para políticas, aplicando e desenvolvendo métodos inovadores de economia da saúde para enfrentar os principais desafios de financiamento da saúde que impedem o progresso da cobertura universal de saúde;
- Fortalecimento e expansão da capacidade de pesquisa no uso da economia/ financiamento da saúde para a tomada de decisões entre pesquisadores acadêmicos e gestores;
- Fortalecimento e desenvolvimento de coalizões com legisladores, organizações da sociedade civil e a população para melhorar a relevância e a qualidade da formulação de políticas no financiamento da saúde;
- Parcerias com organizações internacionais, stakeholders e legisladores a fim de compartilhar descobertas, divulgar internacionalmente e influenciar políticas globais de cobertura universal de saúde.
Linhas de pesquisa
As produções do projeto HFACT beneficiarão majoritariamente os quatro países envolvidos nas Unidades de Pesquisa; entretanto, novas descobertas e métodos aplicados deverão ser adaptáveis a necessidades de outros países de baixa e média renda que almejam alcançar uma cobertura universal de saúde.
Dentro deste projeto, o IEPS atualmente desenvolve as seguintes pesquisas:
Impact of macroeconomic fluctuations on Domestic Fiscal Space for Health (DFSH), health expenditure, health outcomes and inequalities
O principal objetivo da pesquisa é analisar o impacto das flutuações macroeconômicas regionais sobre o espaço fiscal sustentável para a saúde e os gastos com saúde, bem como compreender as consequências sobre os resultados em saúde e caracterizar as desigualdades.
Shocks to health system resourcing in unequal systems and consequences for Universal Health Coverage: The Case of Mais Médicos in Brazil
Esta pesquisa investiga a grande rotatividade de médicos no Brasil, explorando a saída repentina de médicos cubanos da atenção básica de municípios brasileiros. O estudo trata esse êxodo como um choque único imprevisto e emprega um estudo de evento de diferença em diferença para estimar seus efeitos na utilização de cuidados de saúde e nos resultados de saúde.
Financial and racial inequalities in the use of health services and medical care in Brazil
Esta pesquisa tem como objetivo investigar se e como o financiamento da atenção primária à saúde está associado a diferenças na assistência médica e no acesso aos serviços públicos de saúde para brancos e negros no Brasil. A pesquisa utiliza dados do Sistema de Informações Orçamentárias em Saúde (SIOPS) e da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013 e 2019 para estimar as desigualdades raciais no gasto e utilização. A PNS também permite apurar os gastos e a utilização das famílias brancas e negras dos serviços privados de saúde.
Health markets and private and public contracts: Characterization of the evolution and geographic distribution of the service network, incorporating data from the private sector
O objetivo desta pesquisa é apresentar um panorama da situação e evolução em anos recentes do setor da saúde suplementar no Brasil. Em primeiro lugar, o estudo visa caracterizar os três principais atores do subsistema privado de saúde: usuários, provedores e seguradoras. Com isso, buscamos entender a distribuição territorial, a forma de organização do setor e as tendências de crescimento desse mercado. Um segundo objetivo é o de apresentar ensaios sobre tópicos específicos relacionados com mudanças institucionais recentes no setor de saúde suplementar e a relação entre o setor privado e o SUS.
Produções
Em breve, disponibilizaremos as produções neste espaço.
Notícias e novidades
Como parte das atividades de disseminação das pesquisas, colaboradores envolvidos no projeto apresentam seus achados em congressos nacionais.


Saiba mais!
- Site oficial do projeto: HFACT – Health Financing for Universal Health Care in Challenging Times: Leaving No-one Behind
- Contato institucional: cristina.franceschini@ieps.org.br