O médico-cirurgião Paulo Chapchap assumiu, na última sexta-feira (01/03), o cargo de diretor médico do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS). Chapchap integrava o Conselho Deliberativo do IEPS e a mudança reflete o processo de expansão do instituto, que completa 5 anos em 2024. Para Miguel Lago, diretor executivo do IEPS, a presença de Chapchap como diretor é um ponto determinante para a atuação do instituto nos próximos anos.
“Esse é um passo importante para nós e expressa não só o crescimento que conquistamos nos últimos anos, como também o nosso trabalho para continuar esse processo de forma ainda mais qualificada. O Chapchap tem uma sólida trajetória na área da Saúde e sem dúvidas irá contribuir imensamente com o nosso crescimento institucional”, enfatizou Miguel Lago, diretor executivo do IEPS.
A expertise de Chapchap é resultado de uma trajetória sólida e reconhecida no setor da saúde. Entre os diversos cargos e titulações de excelência, o médico, que ainda atua como cirurgião, já foi coordenador do Programa de Transplante de Fígado e Diretor Geral do Hospital Sírio-Libanês, além de Presidente do Conselho e Pró-Reitor dos Cursos Stricto-Sensu do Instituto de Ensino e Pesquisa do Sírio-Libanês e conselheiro do International Liver Transplantation Society,
E é com toda essa experiência que o médico pretende contribuir ainda mais com a atuação do IEPS na sua missão de fortalecer o SUS e o acesso da população ao sistema de saúde. “O instituto tem feito um trabalho muito consistente e esse meu novo momento na instituição é um passo para construirmos uma dinâmica institucional mais transversal. O objetivo é potencializar a atuação e fortalecer a missão do IEPS em aprimorar o sistema de saúde e garantir melhores condições de funcionamento e acesso ao SUS”, pontua Chapchap, que vai se dedicar, por exemplo, à construção de soluções, com o uso de tecnologia, para atender os vazios assistenciais que ainda existem no país, em particular na região amazônica.
Além de diretor médico do IEPS, Chapchap também é presidente do conselho do Instituto Todos pela Saúde e membro do conselho do Instituto Phaneros e da Fundação Faculdade de Medicina da USP.