Profissionais de saúde de Recife são premiados em lançamento do projeto “Qualifica Atenção Básica”
Profissionais de saúde de Recife são premiados pelo projeto “Recife Reconhece”, uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica. Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife
Profissionais de saúde de Recife são premiados pelo projeto “Recife Reconhece”, uma das frentes de trabalho do Qualifica Atenção Básica. Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

Quatro projetos práticos e idealizados por profissionais de saúde da Atenção Básica de Recife foram premiados nesta terça-feira (09/08) durante o lançamento do Qualifica Atenção Básica, cooperação técnica entre o IEPS e a Prefeitura de Recife que conta com o apoio da Umane. A premiação da 1ª edição da Exposição Integrada de Boas Práticas na Atenção Básica à Saúde do Recife Reconhece aconteceu durante o lançamento do projeto Qualifica AB. O Recife Reconhece é uma das frentes de trabalho da parceria, que conta ainda com o Recife Monitora e o Recife Experimenta.

O objetivo da premiação é, justamente, reconhecer boas práticas idealizadas e executadas pelos profissionais de saúde recifenses em seus territórios de atuação. “Os projetos mostram que muitas das soluções para os principais desafios da saúde pública em Recife se encontram na própria rede. Existem profissionais elaborando e executando práticas inovadoras, que sendo levadas para outras regiões da cidade podem beneficiar a população recifense como um todo”, afirma Arthur Aguillar, diretor de políticas públicas do IEPS, que enfatiza ainda que o prêmio é uma forma de valorizar o protagonismo dos profissionais que atuam no dia a dia da Atenção Básica.

Profissionais de saúde de Recife são premiados em lançamento do projeto “Qualifica Atenção Básica”
Foto: Richardson Martins/Secretaria de Saúde do Recife

Os projetos premiados na 1ª edição do Recife Reconhece foram:

  • “Experiência da USF UR-3 com o Acesso Avançado”, da médica Damartine Naiane Barbosa Silva e equipe;
  • “Inserção de DIU em Unidade Básica de Saúde: dificuldades e potencialidades”, do médico Magno José Oliveira Lima Cabral e equipe;
  • “Experiência da USF UR-3 com o atendimento remoto via Whatsapp e telefone durante a pandemia”, da médica Claudia de Aguiar Maia Gomes e equipe;
  • “Tenda do Cuidado: promoção com Práticas Integrativas para profissionais da saúde durante a pandemia”, da agente comunitária de saúde (ACS) Maria Alice Bulhões de Farias e equipe.
Conheça os vencedores da 1ª edição do Recife Reconhece

QUALIFICA ATENÇÃO BÁSICA: LANÇAMENTO DE NOVAS FRENTES DE TRABALHO DA COOPERAÇÃO TÉCNICA

Inserido no escopo do “Recife Cuida”, iniciativa da gestão municipal que prevê investimentos e um plano de propostas para reestruturação da rede de saúde, o Qualifica Atenção Básica conta ainda com mais duas frentes de trabalho, o Recife Experimenta e o Recife Monitora. As frentes foram elaboradas em diálogo com os profissionais da rede e propõem ações de avaliação dos serviços e a construção de projetos pilotos. 

“O Qualifica Atenção Básica surgiu a partir de interpretações da própria Rede Municipal de Saúde. Fizemos várias oficinas envolvendo gestores e trabalhadores e, a partir disso, conseguimos ouvir e mapear as principais fragilidades enfrentadas no âmbito da atenção primária à saúde. Em seguida, junto com as pessoas que estão na ponta e com a gestão, pudemos criar os projetos que fazem parte do programa”, explica a secretária executiva de Atenção Básica do Recife, Juliana Martins.

Profissionais de saúde de Recife são premiados em lançamento do projeto “Qualifica Atenção Básica”
O lançamento do “Qualifica Atenção Básica” aconteceu na última terça-feira (09/08) no Auditório Capiba, no edifício-sede da Prefeitura do Recife. Foto: Richardson Martins/ Secretaria de Saúde do Recife.

O Recife Monitora propõe um modelo de avaliação da qualidade da Atenção Básica, a partir da avaliação das equipes de saúde em relação às ações, processos, estrutura dos serviços e motivação para o trabalho; da satisfação do usuário com o serviço prestado e da avaliação do desempenho de equipes de saúde, monitorado por indicadores quantitativos. Segundo Arthur Aguillar, a metodologia do projeto já está construída e o próximo passo é estabelecer uma comunicação com a rede de saúde e preparar o primeiro ciclo de avaliação da qualidade da rede de saúde recifense.

Já o Recife Experimenta prevê a construção, junto com a rede de Recife, de pilotos de inovações assistenciais de alto impacto a partir do mapeamento dos atuais gargalos da rede e de evidências científicas atualizadas. Atualmente, o projeto conta com 3 pilotos em andamento em 16 unidades básicas de saúde de Recife. “Estamos construindo as duas primeiras soluções em conjunto com a gestão e os profissionais da ponta. Uma delas está voltada para o desenvolvimento de habilidades de gestão dentro das Unidades de Saúde e a outra iniciativa prevê o aprimoramento das ações de saúde para facilitação do acesso, acolhimento de usuários e processo de trabalho na Atenção Básica de Recife”, contou Aguillar.