Com novo site, IEPS amplia discussão das políticas públicas de saúde

O novo site do IEPS está no ar. Nesta quinta-feira (23/06) a principal vitrine digital do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde tem visual redesenhado e novas seções, além de uma lógica diferente de organizar os conteúdos, com navegação mais clara. O objetivo é avançar na oferta de conteúdos e discussões do instituto e de seus parceiros.

Além da estética, as mudanças trazem novos conceitos. O endereço virtual do IEPS assume a vocação de um “hub”, um centro de referência sobre seus temas, e voltado aos diversos públicos do instituto – pesquisadores, gestores públicos, tomadores de decisão, jornalistas, a sociedade civil e o público geral – e em múltiplos formatos, como textos, áudios e vídeos. A conexão do instituto com as redes sociais – principalmente Twitter, Instagram e LinkedIn – ganha novo ritmo e amplia a intensidade de publicações.  

“Esperamos que o novo site aumente o alcance e o impacto de nossas pesquisas, das discussões em torno de práticas e políticas públicas e dos conteúdos e discussões tanto do próprio instituto quanto dos nossos parceiros”, diz Miguel Lago, diretor executivo do IEPS.

Dentro da nova organização, os conteúdos terão um tom mais noticioso e atualização mais frequente. A área de notícias foi reformulada, não apenas com a intenção de expor a participação do IEPS em jornais e demais veículos da imprensa, mas também para intensificar e otimizar os conteúdos próprios do IEPS e de seus parceiros, como também aqueles veiculados em diferentes plataformas, como o blog “Saúde em Público” (da “Folha de S. Paulo”) e no portal “Nexo Políticas Públicas” (do jornal digital “Nexo”). 

Assim que acessar a “home”, o internauta verá, no canto superior direito, um novo menu, pensado para expressar as atividades das 4 áreas que norteiam o trabalho do Instituto: pesquisa em economia da saúde; priorização de políticas de saúde na agenda política brasileira; apoio técnico para gestores e tomadores de decisão da área da saúde e suas políticas; e promoção de uma cultura de saúde no Brasil com base no ideário da promoção da saúde e prevenção de enfermidades. Nessas áreas, o leitor encontrará seções dedicadas ao calendário de eventos do IEPS, como o “Diálogos IEPS”, a projetos e parcerias, e também aos acervos de “policy briefs” (“Olhar IEPS”), Estudos Institucionais e Notas Técnicas, entre outros textos. O conteúdo institucional, como a governança, os valores e a equipe tiveram seu acesso facilitado. 

Com aprimoramento em tecnologia, o carregamento ficou mais rápido e as páginas são totalmente responsivas –adaptam-se automaticamente a smartphones, computadores e tablets. O novo design também envolve uma tipografia exclusiva e tratada para usos em diferentes telas. Tudo isso mantendo a identidade visual original do instituto, como a escala de cores e a logomarca. 

“A estreia do novo site do IEPS é um passo adiante na comunicação de entidades da sociedade civil, reformulando um modelo que se baseava, até recentemente, mais no aspecto institucional”, completa Lago. 

A criação e desenvolvimento do novo site é do estúdio Datadot, com parceria e coordenação da equipe do IEPS.

Palavras-Chaves