RESUMO EXECUTIVO – Foram entrevistados especialistas e pesquisadores, lideranças comunitárias e indígenas, gestores públicos, profissionais de saúde, representantes de organizações não governamentais atuantes na área da saúde, parlamentares e autoridades sanitárias. A pesquisa se organizou em torno de três eixos analíticos: (i) desafios às condições de acesso e oferta de serviços de saúde na Amazônia, incluindo dificuldades relacionadas à regionalização da saúde; (ii) saúde indígena; (iii) boas práticas e respostas aos desafios identificados.

Dentre os principais resultados, destacamos a seguir os aspectos mais mencionados e enfatizados pelos entrevistados, conforme os respectivos eixos de análise. De forma geral, sobressaem temas sobre gestão e governança das ações em saúde adequadas ao contexto amazônico.

Por fim, cabe ressaltar que, na visão de muitos entrevistados, as especificidades geográficas da Amazônia não deveriam ser vistas como um impeditivo à oferta e organização de serviços de saúde, e sim como desafios que requerem respostas adequadas a um contexto específico.

Baixe o documento e leia na íntegra