Financiamento do SUS é prioridade nos planos de governo de Ciro, Lula e Tebet
Foto: Divulgação/IEPS
Foto: Divulgação/IEPS

A necessidade de ampliar o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS) foi ponto comum entre os representantes da Saúde dos candidatos Ciro Gomes (PDT), Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e Simone Tebet (MDB), que participaram do debate “Saúde e Eleições 2022 – Agenda Mais SUS” realizado na manhã desta sexta-feira (16/09) com transmissão ao vivo pelo canal do Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) no Youtube. O debate foi realizado pelo IEPS e pela Umane, em parceria com o Poder360

Segundo Denizar Vianna, representante da candidatura de Ciro Gomes, o financiamento do SUS é um dos eixos prioritários do candidato. “Nós temos uma meta de 4 a 5 anos para atingir os 6% do PIB dedicado à Saúde. Hoje investimentos apenas 3,9% do PIB e para atingir a meta precisamos investir R$170 bilhões”, explicou Vianna, que apontou a necessidade de revogação do teto de gastos e de novos mecanismos de controle da União.  

O representante do candidato Lula, o Senador Humberto Costa, também destacou o subfinanciamento crônico do SUS decorrente da Emenda Constitucional 95, que implementou o teto de gastos, e apontou para a importância de políticas de assistência farmacêutica. “Nós vamos ampliar os recursos para distribuição gratuita de medicamentos pelo SUS, retomando o programa Farmácia Popular, criado no governo Lula e que já chegou a atender 20 milhões de pessoas. Isso melhora indicadores de saúde importantes e ajuda a reduzir custos para SUS, na medida que o tratamento evita possíveis complicações e a necessidade de um tratamento mais sofisticado”, afirmou Costa.

Financiamento do SUS é prioridade nos planos de governo de Ciro, Lula e Tebet
Debate “Saúde e Eleições 2022 – Agenda Mais SUS” foi transmitido ao vivo no Youtube e contou com os representantes da Saúde de Ciro, Lula e Tebet

Já João Gabbardo Reis, representante da candidata Simone Tebet, enfatizou a importância de reconstruir a governança do sistema de saúde. “A governança do SUS foi destruída nos últimos anos. Nós precisamos da parceria dos estados e municípios e para isso precisamos restabelecer o diálogo entre os entes federativos. Houve um descrédito do Governo Federal e o Ministério da Saúde ficou completamente descaracterizado nos últimos anos. Essa é a nossa prioridade”, destacou. Gabbardo também pontuou o compromisso da candidatura em aumentar os recursos para a saúde, sinalizando que até o final da próxima gestão o objetivo é aumentar investimentos públicos do Governo Federal a 5% do PIB.

O debate passou por outros temas importantes para os próximos anos e que fazem parte das propostas da Agenda Mais SUS, como expansão da Atenção Primária, regionalização, efetividade de recursos humanos e valorização da Saúde Mental. As candidaturas de Jair Bolsonaro (PL) e Soraya Thronicke (União Brasil) foram convidadas ao debate, porém não houve resposta ao convite até o momento da realização do evento. A candidatura de Luiz Felipe D’Avila (Novo) também foi convidada, mas o representante não pode participar por incompatibilidade de agendas.

Assista ao debate “Saúde e Eleições 2022 – Agenda Mais SUS” na íntegra no canal do IEPS no Youtube.

Palavras-Chaves