IEPS e Umane realizarão debate com representantes da Saúde das candidaturas à presidência
Foto: Divulgação/IEPS
Foto: Divulgação/IEPS

O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) e a Umane, em parceria com o Poder360, vão realizar um debate com representantes das candidaturas à presidência das eleições de 2022. A iniciativa compõe o ciclo de atividades da Agenda Mais SUS: Evidências e Caminhos para Fortalecer a Saúde Pública no Brasil, projeto que reúne dados, informações e propostas para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

O debate “Saúde e Eleições 2022 – Agenda Mais SUS” será aberto ao público, com transmissão ao vivo pelo YouTube do IEPS, no dia 16 de setembro (sexta-feira), às 10 horas. O objetivo principal será o de explorar as propostas concretas das candidaturas à presidência voltadas para o Sistema Único de Saúde, incluindo as temáticas priorizadas na Agenda Mais SUS.

Os nomes convidados foram definidos a partir do critério de representação de, no mínimo, 5 parlamentares dos partidos das candidaturas no Congresso Nacional, como orienta o TSE. Estão confirmados: Senador Humberto Costa, representando o candidato Luiz Inácio Lula da Silva; Denizar Vianna, representando o candidato Ciro Gomes; e João Gabbardo Reis, representando a candidata Simone Tebet. As candidaturas de Jair Bolsonaro, Soraya Thronicke e Luiz Felipe D’avila foram convidadas, porém não obtivemos resposta ao convite até o momento da divulgação do evento.

Assista o debate com os representantes da Saúde dos candidatos à Presidência da República . Ative a notificação para receber um lembrete e participe!

Saiba mais sobre a Agenda Mais SUS

Ao todo, cinco diagnósticos e uma publicação de propostas analisam e apontam rumos para o futuro da Saúde Pública brasileira. O material deve contribuir para que tomadoras(es) de decisão, parlamentares, gestoras(es) públicas(os) e candidatas(os) às Eleições 2022 possam utilizar evidências como subsídio para o aprimoramento do SUS, de seus planos de governo e propostas legislativas.

Todo o processo cumpriu metodologia rigorosa, a partir de ferramentas das Políticas Informadas por Evidências e grupos de trabalho, entrevistas e levantamento de informações com 72 especialistas de várias partes do país ao longo de um ano, que trouxeram um amplo espectro das condições da saúde atuais, além de recomendações para os desafios do SUS. Os caminhos trazidos pela Agenda atendem a critérios de viabilidade técnica e política, a partir da análise de mais de 500 pesquisas e bancos de dados científicos.

O projeto Agenda Mais SUS é uma realização do IEPS e da Umane, com apoio temático em saúde mental do Instituto Cactus, apoio técnico do Instituto Veredas e apoio geral do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Centro de Estudos e Pesquisas de Direito Sanitário (Cepedisa/USP), Impulso Gov, Vital Strategies e República.Org.

Debate Saúde e Eleições 2022 – Agenda Mais SUS

Quando: 16 de setembro (sexta) às 10h
Onde: bit.ly/saude-eleicoes-2022
Informações: (11) 45502556 – imprensa@ieps.org.br
Agenda Mais SUS: www.agendamaissus.org.br