O Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), com apoio da Umane e da Eixo Estratégia Política, lançou, nesta terça-feira (24/09), o Radar da Saúde, uma publicação que reúne as principais ações do Congresso Nacional e do Executivo Federal sobre temas estratégicos para a Saúde brasileira. A primeira edição do Radar apresenta um panorama das pautas, projetos e deliberações políticas ocorridas entre junho e agosto de 2024 e está disponível para download aqui.
“O objetivo do Radar da Saúde é dar mais transparência às principais discussões e decisões no Congresso Nacional e na Esplanada dos Ministérios que impactam o SUS e as políticas de saúde em geral. A primeira edição busca transformar o nosso trabalho contínuo de monitoramento no âmbito federal em um repositório de informações acessível e que facilite o acompanhamento sobre o que está sendo priorizado, pautado e em qual direção”, afirma Rebeca Freitas, diretora de relações institucionais do IEPS.
O Radar tem como principal objetivo contribuir para o fortalecimento do controle social e da participação da sociedade civil nas discussões sanitárias, fornecendo informações sistematizadas e resumidas das movimentações políticas dos últimos meses.
Metodologia
As informações do Radar da Saúde são sistematizadas a partir do monitoramento contínuo das políticas de saúde realizado pela Diretoria de Relações Institucionais do IEPS, em parceria com a Umane e a Eixo Estratégia Política. A publicação inclui os destaques do monitoramento de quase duzentas palavras-chaves pré-definidas como estratégicas e indispensáveis para a atuação de incidência política do IEPS em prol do fortalecimento do SUS.
O acompanhamento desses dados é feito por meio de sites oficiais e sistemas de informação da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e outros órgãos relevantes.